Ruas de São Pedro da Aldeia ganham pintura de faixas e novos semáforos para pedestres

Ações têm como objetivo garantir maior fluidez e segurança no tráfego

A melhoria da mobilidade urbana e o investimento em equipamentos modernos têm sido uma das prioridades da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia. Um dos cruzamentos com maior circulação de veículos da cidade, a Avenida São Pedro, no Centro, ganhou novos semáforos de pedestres e reforço na sinalização das áreas de travessia. Além de permitir a mobilidade segura, a instalação dos sinais luminosos e a demarcação das faixas de pedestres são determinantes para a redução do número de acidentes e atropelamentos.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, com os novos equipamentos instalados, o fluxo de pedestres e de veículos fica mais organizado e seguro, já que os sinais luminosos também servem para dar mais visibilidade aos locais de travessia, principalmente à noite. “Essas novas estruturas tem um retorno muito significativo em termos de melhoria do trânsito e travessia das pessoas. O mais importante é que os motoristas e pedestres se conscientizem da importância de respeitar a sinalização e fazer o uso da faixa de pedestres”, disse.

Sinalização no cruzamento da Avenida São Pedro está sendo reforçada
Foto: Renato Fulgoni

Além da Avenida São Pedro, a orla da Praia do Centro, em frente à Rodoviária, também recebeu instalação de novo semáforo para a travessia segura de pedestres. Nas ruas do Centro, os principais semáforos já receberam novas lâmpadas de LED, que apresentam melhor luminosidade e têm maior vida útil. Para a instalação das novas estruturas e aquisição de equipamentos, latas de tinta e demais materiais, incluindo uma máquina de pintura viária, foram utilizados recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

Novo semáforo auxilia pedestres na hora de atravessar a rua

Tráfego seguro

O reforço das faixas de pedestres teve início, na última semana, pelo bairro Balneário das Conchas e na Estrada do Boqueirão. Agora, o trabalho segue pelas ruas do Centro da cidade, com o auxílio de uma máquina de pressurização com pistola mecânica. De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Jandre, a sinalização contribui para um melhor controle do tráfego e segurança dos usuários das vias. “Hoje nós temos, aproximadamente, cinco mil veículos que circulam diariamente por essas vias do Centro e que serão diretamente impactados e auxiliados por esses novos dispositivos de sinalização”, destacou.

Equipamento para pintura viária agiliza o trabalho dos funcionários
Foto: Renato Fulgoni

Taxista há 12 anos na cidade, Diogo dos Santos elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Uso muito essas ruas do Centro para fazer o transporte de passageiros e sei o quanto é importante ter uma cidade bem sinalizada. Isso ajuda não só a gente como profissional da área, mas todas as pessoas que circulam a atravessar com mais segurança”, afirmou.

O taxista Diogo dos Santos viu parte do trabalho realizado no Centro nesta quinta-feira (02)
Foto: Renato Fulgoni

A aposentada Carmen Luiza de Carvalho acredita que as ações também vão servir de alerta para os condutores. “Eu acho fundamental esse trabalho que está sendo feito, é mais uma forma de alertar os motoristas dos carros e ônibus sobre a importância de se respeitar a sinalização e a travessia dos pedestres, porque, infelizmente, muitos ainda não respeitam”, disse.