Prefeitura aldeense continua com inscrições abertas para cursos do PRONATEC Mulheres Mil

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, continua inscrevendo mulheres para cursos na área artesanal. As vagas são para os cursos de Artesã de Biojoias, Artesã de Bordado a Mão e Preparadora de Pescados do PRONATEC Mulheres Mil. O público-alvo é composto por mulheres a partir de 15 anos e o início das aulas está previsto para março. As interessadas devem procurar o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado na Praia do Centro, ao lado da Defesa Civil, das 8h às 17h. Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município também realizam inscrições para os cursos oferecidos. A documentação necessária compreende cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Cerca de 20 vagas são oferecidas por curso. As aulas serão ministradas no Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário.

Secretário das pastas, Dimas Tadeu fala sobre a iniciativa. “É uma característica do PRONATEC oferecer ajuda de custo no transporte e alimentação, então as mulheres que realizarem os cursos terão uma ajuda pra cobrir a despesa do deslocamento. Nós disponibilizamos as inscrições também nos CRAS e no CREAS da cidade, para as pessoas que não têm disponibilidade de ir ao CAT. O programa ‘Mulheres Mil’ é destinado a mulheres em risco social, que terão todo o apoio para se qualificar e quem sabe formar pequenos negócios e cooperativas”, disse.

Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com seis CRAS localizados nos bairros Alecrim, Balneário das Conchas, Morro dos Milagres, Porto da Aldeia, Rua do Foto e São João. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social.