Prefeitura aldeense inicia serviços de troca e manutenção de iluminação nas Rodovias RJ-106 e RJ-140

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou os serviços de troca de material e manutenção dos postes que compõem o parque de iluminação pública das Rodovias RJ-106 e RJ-140, em toda a extensão que corta o município. A previsão é que o trabalho desta quarta-feira (28) seja feito em cerca de 150 postes, totalizando 300 pontos de iluminação, energizando os pontos desligados. A equipe começou o serviço na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, na altura do bairro Balneário. Embora o serviço seja de responsabilidade primária do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), o Poder Público Municipal deu início à execução dos trabalhos visando a segurança no trânsito e da população usuária, atendendo a pedidos dos moradores. O prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou o início das ações.

Foto: Renato Fulgoni

“Demos um ponto de partida na Rodovia, que não é de competência do município de São Pedro da Aldeia; pedi permissão ao Governo do Estado para iniciar essa manutenção pela Rodovia, porque está muito perigoso e temos recebido muitas reclamações. Vamos acender toda a Rodovia e, a partir de segunda-feira, estamos entrando com um planejamento em todos os bairros. Cada ponto de luz será monitorado por GPS, tenho certeza que os moradores ficarão satisfeitos. Hoje, a população tem reclamado muito e com razão. Estou aqui para fazer o melhor para o município de São Pedro da Aldeia, quero ver as coisas acontecerem, só que, às vezes, nós esbarramos nas burocracias do município e da Legislação. Graças a Deus, essa é mais uma etapa que conseguimos vencer e estaremos atendendo toda a população”, afirmou o chefe do executivo aldeense.

Foto: Divulgação

Na terça-feira (27), a empresa vencedora da licitação, a Eng3 Soluções em Engenharia, fez o levantamento dos pontos danificados do parque de iluminação para dar início ao serviço. Os postes das rodovias estaduais de acesso ao município aldeense serão iluminados no decorrer da semana. A empresa vai realizar a manutenção dos postes de iluminação da cidade em duas etapas: os pontos desligados serão cadastrados no período noturno e, durante o dia, será feito o serviço.

Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre o processo licitatório. “O processo envolveu toda a área técnica do município, junto com a Procuradoria, o setor de Administração e o setor Licitatório. Nós fizemos todos os trâmites dentro da Lei, quatro empresas ficaram na reta final e entraram com os recursos; há um prazo para o município responder cada empresa que entra com recurso. Mas agora, depois de todo esse processo, temos uma nova empresa prestando serviço ao município e tenho certeza que, daqui para frente, os bairros terão uma atenção especial nessa parte de iluminação pública. Estaremos trocando a lâmpada de mercúrio por lâmpada metálica, oferecendo uma qualidade melhor”, explicou.

Para fazer solicitações de serviços relacionados à iluminação pública, a população pode enviar uma mensagem para o canal de comunicação da Prefeitura via aplicativo WhatsApp, o “Alô Cidadão”, que funciona pelo número (22) 9 9610 5040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.