Prefeitura aldeense realizou capacitação para Cadastro Ambiental Rural

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou nesta quarta-feira (26), capacitação de funcionários das Secretarias de Ambiente, Agricultura, Urbanismo, Ação Social e Fazenda, para a realização do Cadastro Ambienta Rural. O curso, de apenas um dia, foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Turística de São Pedro da Aldeia (Aciaspa).

O objetivo da capacitação foi promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais promovendo o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os proprietários, produtivos ou não, da área rural.

De acordo com a secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, com o cadastro, a identificação dos proprietários rurais será facilitada.

“Com isso, vamos identificar quem desmata, loteia e não procuz mais. Há proprietários que não podem mais ser considerados como rurais e precisam ser cadastrados dessa forma” explicou.

O Ministério do Ambiente divulgará o prazo para os proprietários rurais realizarem o cadastro, que é a porta para a regularização ambiental.

O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental

A capacitação foi realizada pela técnica responsável na Região Hidrográfica Lagos São João, Bruna Roque Loureiro, capacitada pelo INEA e Ministério do Meio Ambiente para fornecer auxílio técnico especializado gratuito para proprietários ou possuidores rurais, bem como para técnicos de entidades parceiras.

]]>