Prefeitura apresenta à população aldeense manual de calçada ideal nesta quarta-feira (02)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai apresentar nesta quarta-feira (02) o programa “Calçada Acessível” e o “Manual Calçada Ideal” para toda a sociedade civil organizada. O evento acontecerá às 10h, no plenário da Câmara Municipal, e é aberto a toda população. O manual, elaborado pelas Secretarias Municipais de Urbanismo e Habitação e de Ambiente, Lagoa e Saneamento, em parceria com a Firjan, visa padronizar as calçadas do município seguindo princípios, como acessibilidade e segurança. É importante que a sociedade aldeense participe do encontro para conhecer o novo padrão de calçadas e entender as melhorias.

“Será um momento muito importante para o município e, por isso, a participação da população é essencial. Esse é mais um avanço para São Pedro da Aldeia. Só tenho que agradecer, mais uma vez, a toda equipe da Firjan, que tem dado esse apoio na elaboração do projeto”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

O “Manual Calçada Ideal” segue princípios de acessibilidade, segurança, desenho, utilidade e conforto, dando medidas mínimas e ideais para a construção de calçadas residenciais, comerciais, de orla e em áreas tombadas, entre outras. O documento aborda, ainda, questões relativas à vegetação urbana, que trata da parte de arborização dos espaços, e de ciclovias, além de recomendações de tecnologias.

A secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, falou sobre a apresentação do manual. “O objetivo é padronizar as calçadas do município. É importante que a sociedade conheça esse documento, que tem várias informações interessantes. A responsabilidade de execução da calçada é do proprietário do imóvel, então, quando forem construir suas calçadas, eles terão toda a orientação que estará dentro desse manual. Esse ordenamento é muito importante”, destacou.

O trabalho do programa “Calçada Acessível” em São Pedro da Aldeia teve início com uma reunião com o prefeito Cláudio Chumbinho. Cerca de 20 servidores públicos participaram de um workshop de capacitação técnica, em que vivenciaram os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual nos espaços públicos, apontando as dificuldades encontradas, propondo soluções e apresentando propostas. Em seguida, foi iniciada a elaboração do Manual Técnico e Folder de Calçadas. A atual etapa de trabalho envolve toda a sociedade civil organizada nesta apresentação na Câmara Municipal.