Prefeitura discute projetos agropecuários em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura

O desenvolvimento do setor agropecuário de São Pedro da Aldeia foi tema de uma reunião realizada na sede da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (18). O encontro contou com a participação do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, do secretário de Estado, Eduardo Lopes, do presidente da Emater-Rio, Sérgio Lemberck, do presidente da Associação dos Lavradores de Assentamentos Ademar Moreira, Edimar Oliveira Pinto, e do diretor de Agricultura aldeense, Edson Fonseca.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a reunião foi produtiva. “Esse encontro foi extremamente positivo. Tivemos uma acolhida muito boa por parte de todos os setores da Seappa. O secretário se colocou totalmente à disposição, inclusive com a disponibilização de canais de comunicação, de forma online. Discutimos parcerias com foco em melhorias para o nosso produtor rural, para o setor agropecuário, projetos para a agricultura familiar e algumas ações que a Secretaria poderia nos dar suporte. Na oportunidade, também verificamos uma agenda com a presidência da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, a Fiperj, para discutir benefícios para os nossos pescadores, como estatísticas pesqueiras e acompanhamento a fim de facilitar a comercialização do pescado”, disse.

Entre os temas discutidos durante a reunião estiveram propostas de parceria, na forma de convênio ou termo de cooperação entre o município e o Estado, em especial com a Emater-RJ e com o setor de Defesa e Inspeção Sanitária; o agendamento de inaugurações de duas unidades industriais rurais; a cessão de equipamentos agrícolas para compor a patrulha mecanizada municipal; e a realocação do escritório local da Emater-Rio em São Pedro da Aldeia, ainda sem data definida, entre outros assuntos.

Em matéria divulgada em seu site oficial, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, destacou o trabalho de parceria entre os órgãos. “Para nós, da Secretaria de Agricultura do Estado, junto da Emater-Rio, a tarefa de formar parcerias para a melhoria das condições dos produtores rurais e aumentar a economia de São Pedro da Aldeia e demais cidades da Região dos Lagos, é sempre um compromisso que temos que ter em prol de toda a sociedade e do desenvolvimento do agronegócio. Ganham os agricultores familiares, ganhamos todos nós. Contem com nosso empenho constante em mudar esse quadro da agricultura em nosso estado rumo a novas conquistas e bons resultados”, afirmou.

Na ocasião, Dimas também abordou o trabalho pioneiro de destaque que vem sendo realizado na cidade em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da Aroeira, conhecida como pimenta rosa, em um projeto de parceria envolvendo diversas instituições. O projeto envolveu a elaboração de um Plano Florestal Sustentável para o Manejo e Cultivo da planta, aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a certificação dos produtores rurais do Assentamento Ademar Moreira pelo SENAR-RJ. Atualmente, o Assentamento conta com 25 famílias de produtores. Entre elas, 18 estão devidamente licenciadas e capacitadas para a atividade de extração da pimenta rosa. Com recursos do Programa Rio-Rural da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro/Emater-Rio, São Pedro da Aldeia foi o primeiro município em todo o Estado do Rio a inaugurar um centro de beneficiamento primário da Aroeira.

]]>