Prefeitura e Marinha firmam parceria para combate ao coronavírus

A Prefeitura e a Marinha do Brasil uniram forças para combater e reduzir os impactos da pandemia de coronavírus em São Pedro da Aldeia. Entre as ações discutidas estão a higienização de espaços públicos que concentram um fluxo maior de pessoas; a entrega de cestas básicas a alunos da rede municipal participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e procedimentos que possam agilizar, ainda mais, a troca de informações entre a Policlínica Naval e a Secretaria Municipal de Saúde. Um trabalho educativo para conscientizar a população sobre as medidas preventivas contra o Covid-19 também será realizado.

Para a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, a parceria entre os órgãos tem grande importância diante do enfrentamento do Covi-19. “Esse momento de diálogo é fundamental, afinal, o sistema único de saúde abrange todo o município e todos nós somos responsáveis, sejam gestores ou população”, afirmou.

A partir da esquerda: secretária de Saúde, Francislene Casemiro; diretor da Policlínica Naval, CF (MD) Alexandre Albuquerque Rosa; secretário de Governo, Eronildes Bezerra; Chefe do Estado Maior, CMG Renato Gomes Ferreira; e o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.
Foto: Renato Fulgoni

Os alimentos que seriam utilizados na preparação da merenda dos alunos da rede municipal de ensino participantes do “Forças no Esporte”, que atualmente está paralisado, serão revertidos em cestas básicas e distribuídos aos estudantes participantes do programa.  Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, a entrega será feita de forma organizada na próxima semana e os detalhes divulgados em breve.

De acordo com o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, que avaliou positivamente a reunião, o objetivo foi entender quais eram as possibilidade de um trabalho em conjunto. “Foi um encontro muito bacana, onde também conversamos sobre o estreitamento de informações entre a Policlínica Naval e a Saúde para termos uma visão geral dos dados do município, sem fragmentos”, enfatizou.

Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa ocupando a última cadeira à direita
Foto: Renato Fulgoni

Além da higienização dos espaços públicos, Prefeitura e Marinha também estudam a possibilidade de marcar as calçadas para indicar a distância segura entre as pessoas e, assim, evitar aglomerações. O trabalho educativo também reforçará a importância da higienização das mãos, que devem ser lavadas com água e sabão com frequência, e do uso de máscaras, entre outros.

O encontro foi realizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), na última terça-feira (14/04). Participaram o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; o Chefe do Estado Maior, Capitão de Mar e Guerra Renato Gomes Ferreira; o Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa; e o Diretor da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Fragata (MD) Alexandre Albuquerque Rosa.

Autoridades da Prefeitura e da Marinha se reuniram para discutir parceria.
Autoridades da Prefeitura e da Marinha se reuniram para discutir parceria