Prefeitura encerra pesquisa sobre interesse de vaga para Educação Infantil

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia encerrou a pesquisa junto à população sobre o interesse de vaga para Educação Infantil, que atende alunos da creche ao Pré II. Ao todo, 481 pessoas participaram da pesquisa, iniciada no mês de setembro, em endereço eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura aldeense.

O objetivo da ação foi perceber a região de São Pedro da Aldeia como um todo, desde a Zona Rural, a Zona Urbana e as regiões mais populosas, além de fazer um levantamento da demanda da oferta de vagas nas regiões já configuradas pela equipe pedagógica da SEMED.

De acordo com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a pesquisa teve o propósito de fazer o planejamento da Rede de Ensino da Rede Pública para o ano de 2020. “Primeiro, precisamos considerar as metas que os municípios precisam cumprir mediante o Plano Nacional e Municipal de Educação. Para cumprir essas metas e planejar o plano da gestão pública, precisamos ter uma percepção dessa demanda e a pesquisa nos norteia nesse sentido. Estamos utilizando dois parâmetros: a lista de espera da Educação Infantil, que pode ser acompanhado no portal da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e que foi gerada a partir da pré-matrícula para o ano letivo de 2019; e, agora, o resultado da pesquisa com a identificação das pessoas que desejam matricular seus filhos na escola pública, para que, então, a gente possa buscar alternativas para ofertar as vagas no ano de 2020”, disse.

O resultado da pesquisa mostra o São João, Porto da Aldeia, Campo Redondo e Rua do Fogo como os bairros de mais destaque, com crianças na faixa etária entre um a três anos. De acordo com os pais ou responsáveis que participaram da pesquisa, 11 crianças possuem deficiência comprovadas com laudo.

“Atualmente, temos três unidades em construção: as creches do Porto do Carro, do bairro São João e da Rua do Fogo, que são prédios fundamentais para avançarmos no sentido de atender essa demanda. Além disso, temos agora o Colégio Vital Brasil, que acabou de ser municipalizado; vamos organizar aquela região da Ponta do Ambrósio, que vai repercutir direto nos bairros Baixo Grande, Vinhateiro, Jardim Primavera e até, em parte, o Porto do Carro. Também vamos fazer uma adequação de oferta de vagas na Escola M. Rubem Arruda Câmara, no bairro Morro do Milagre, a partir dos dados apresentados. Vamos oferecer mais vagas de pré-escola na unidade Mz. Adalgiza da Silva Lobo e no entorno do bairro São João e Campo Redondo, com a inauguração da Escola M. Jamila Mota da Silva, em prédio próprio e com a capacidade redobrada de oferecer mais vagas na pré-escola. Já pedimos para abrir o processo na Escola Mz. Paulo Roberto Marinho, em São Matheus, para oferecer mais uma sala de aula, e na Creche Tia Fátima, no Campo Redondo, onde há possibilidade de utilizarmos esse espaço. Fizemos um ajuste na Escola M. Gracinéa Rodrigues de Souza, em Praia Linda, que vai receber duas novas turmas de pré-escola, para liberarmos mais vagas na E. M. Profª Maria da Glória”, explicou Alessandro Teixeira.

É importante ressaltar que as respostas não garantem vaga na rede pública municipal de ensino. É necessária a realização de pré-matrícula para o ano letivo de 2020, que acontecerá entre os dias 06 e 10 de janeiro, no endereço eletrônico http://prematricula.pmspa.rj.gov.br/.