Centro de Formação Continuada sedia exposição FORMAD

O Centro de Formação Continuada (CEFOR) sediou, durante toda a semana, a exposição da Formação e Aperfeiçoamento Docente (FORMAD) com trabalhos desenvolvidos pelos professores cursistas do 1º ao 5º ano, ao longo do ano letivo de 2019.

Foto: Lílian Souza

Durante os encontros da Formação, foram promovidas atividades abordando diversos gêneros como a música, cordel, jornal e contos, entre outras. A exposição surgiu da necessidade de mostrar as atividades pedagógicas realizadas pelos professores, em sala de aula, ao público da Rede de Ensino de São Pedro da Aldeia.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora do Primeiro Segmento, Vânia Gonçalves, falou sobre a exposição. “Sugerimos que fossem realizados com os alunos pequenos projetos de acordo com o ano de escolaridade e componente curricular. Os trabalhos ficaram lindos e toda a equipe está muito feliz com o resultado. Agradecemos o empenho e dedicação de todos os professores e, em especial, dos nossos alunos”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

O 1° ano abordou o tema “AlfabetiCanção”. Já o 2° ano, trabalhou o projeto “Pequenos Escritores”, enquanto o 3° ano ficou com o “Jornal Escolar” e o 4° ano abordou a “Prática e Ação”. Os professores de Matemática do 1° ao 3° ano fizeram a “Leitura Aliada à Matemática” e os do 4° e 5° ano, “Linguagem Matemática”.

Foto: Divulgação | SEMED

A formadora Cristina Regueira falou sobre a iniciativa. “Nosso Projeto ‘AlfabetiCanção’, realizado com as turmas de 1° ano, teve como objetivo, o resgate das cantigas populares e também desenvolveu a percepção, a coordenação motora, a memorização e o pensamento crítico. No cotidiano escolar, a música vem sendo utilizada como prática pedagógica para alfabetizar as crianças. Ela também pode ser trabalhada em vários componentes curriculares. Várias atividades podem ser sistematizadas através do lúdico”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED

Os encontros tiveram como formadores Cristina Regueira, Renata Castro, Naina Valadares, Valma Marins, Jucélia Rodrigues, Maria Cedro, Juliana Carvalho, Vania Gonçalves, Jardel Silva e Fátima Cristina Oliveira.