Prefeitura intensifica operações educativas nas orlas aldeenses

No último final de semana prolongado, que começou no feriado de 1° de maio comemorado na sexta-feira, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia intensificou as operações educativas nas orlas do município e encontrou uma centena de pessoas descumprindo os decretos municipais. A ação tem como principal objetivo orientar a população sobre as medidas preventivas adotadas para combater a propagação do coronavírus. As equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e da Guarda Ambiental, acompanhadas de um carro de som, intensificaram as operações na Praia do Sudoeste, Ponta da Areia, Praia do Sol, Pitória e Praia Linda.

Operação flagra confraternização em Praias.
Foto: Divulgação

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, reforça o caráter preventivo da ação, que orienta a respeito do uso obrigatório de máscara de proteção facial, conforme o Decreto n°44, e sobre evitar aglomerações. “Apesar de fazermos um trabalho que acaba sendo, de certa forma, repressivo também, não estamos encontrando resistência. Pedimos à população que respeite o distanciamento social, evite frequentar as praias e utilize máscaras de proteção, isso inibe a propagação da doença. Já vejo muita gente usando o item, mas ainda tem aqueles que resistem”, destaca.

Agentes da Defesa Civil participam da operação.
Foto: Divulgação

Além de pessoas sentadas na orla, fazendo atividades e até tomando banho na lagoa, as operações flagraram duas confraternizações, com churrasco, na Praia do Sol e na Praia do Sudoeste. Apesar de algumas dessas pessoas estarem usando máscaras, todas estavam descumprindo outro decreto municipal, que proíbe frequência em praias e lagunas. Os frequentadores foram orientados a retornarem para as suas casas e obedeceram de forma tranquila, sem incidentes.

Abordagem nas orlas foi educativa.
Foto: Divulgação

De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, as abordagens na praia estão sendo intensificadas porque uma parcela da população ainda não se conscientizou do perigo das aglomerações. “Notamos um relaxamento da população em relação a essas ações preventivas e é fundamental, nesse período próximo ao pico da doença, esse trabalho educativo. Nos dias nos quais tivemos nas orlas, abordamos cerca de 100 pessoas, esse é um número muito considerável”, afirma.

Prefeitura intensifica operações educativas nas orlas aldeenses.
Foto: Divulgação

A previsão é de que uma nova operação aconteça no próximo fim de semana, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis e sem chuvas. A iniciativa é uma das medidas adotadas pelo Poder Público para reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus e evitar a propagação da doença no município aldeense, que, até o momento, tem vinte e cinco (25) casos confirmados de Covid-19, sendo três (03) óbitos confirmados e um (01) óbito sob investigação.