Prefeitura promove encontro com empresários nesta quarta-feira (08)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), vai promover, na próxima quarta-feira (08), um encontro voltado aos empresários locais e da Região dos Lagos. A programação inclui palestras sobre o banco de cadastros de candidatos e cursos de qualificação profissional, realizados no Horto Escola Artesanal; Programa Jovem Aprendiz; além da apresentação e divulgação do Balcão de Empregos do município. O encontro será realizado às 14h no auditório da Câmara Municipal, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, n° 179, no Centro da cidade. A iniciativa é aberta a todos os representantes da classe empresarial.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou os objetivos do encontro junto aos empresários. “A nossa intenção é estreitar a relação com os nossos empresários em seus diversos ramos e mostrar o que a gente, como Prefeitura, tem desenvolvido na área de Trabalho e Renda, junto aos nossos parceiros de trabalho como o Senai e outras instituições do Sistema S. Queremos fortalecer esse diálogo, trazer uma motivação aos empresários para que engajem nos programas e promover uma parceria mais sistemática com as empresas”, afirmou.

Na ocasião, serão abordados temas como a metodologia SENAI de Educação Profissional e formação continuada, sob condução do Diretor de Qualificação Profissional da instituição, Washington Cruz; Legislação, mecanismos operacionais e importância social do Programa Jovem Aprendiz, ministrada pela coordenadora operacional do Senai, Tereza Cristina Lessa Brum; Importância e funcionamento do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), do Balcão Municipal de Empregos e da oferta de cursos de qualificação no município, com explanações por parte do secretário da Sagat, Dimas Tadeu.

Em São Pedro da Aldeia, o Horto Escola Artesanal funciona como a sede administrativa da Sagat, além de atuar como um polo avançado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo toda a região. O espaço abriga a maior parte da execução dos programas de educação profissional, em parceria com instituições de ensino.

Todos os cursos inseridos no Programa Jovem Aprendiz, bem como a etapa de inscrições, o cadastramento de candidatos e as provas de seleção são realizados no local. O programa é voltado à formação qualificada de jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos, que estejam frequentando o ensino regular ou concluído o ensino médio, e a sua inserção no mundo do trabalho. De acordo com a legislação, as empresas ficam responsáveis por contratar os jovens, por tempo determinado, atendendo a cota de aprendiz.

Sob iniciativa da Sagat, o Núcleo de Qualificação Profissional tem como objetivo oferecer, periodicamente, cursos, palestras e oficinas de capacitação gratuitas, de temáticas diversas, para a população aldeense. Entre as atividades de destaque já desenvolvidas estão os cursos de horta agroecológica, artesanato e fabricação de sabão; palestras sobre o combate a incêndios e prevenção de acidentes domésticos; oficinas de economia doméstica e reaproveitamento de alimentos, entre outras. Muitas iniciativas contam, ainda, com a parceria de outros setores municipais, como a Defesa Civil e a Secretaria de Educação.

Já o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) é um órgão, também vinculado à Sagat, criado com o objetivo de cadastrar currículos e intermediar as vagas de trabalho ofertadas pelas empresas, através do Balcão de Empregos. No local é realizada a captação de currículos e também são fornecidas informações sobre oportunidades de trabalho. O funcionamento do CAT ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.