A Prefeitura de São Pedro
da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e
Renda (Sagat), vai promover, na próxima quarta-feira (08), um encontro voltado
aos empresários locais e da Região dos Lagos. A programação inclui palestras
sobre o banco de cadastros de candidatos e cursos de qualificação profissional,
realizados no Horto Escola Artesanal; Programa Jovem Aprendiz; além da apresentação
e divulgação do Balcão de Empregos do município. O encontro será realizado às
14h no auditório da Câmara Municipal, localizada na Rua Hermógenes Freire da
Costa, n° 179, no Centro da cidade. A iniciativa é aberta a todos os
representantes da classe empresarial.
O secretário de
Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou os
objetivos do encontro junto aos empresários. “A nossa intenção é estreitar a
relação com os nossos empresários em seus diversos ramos e mostrar o que a
gente, como Prefeitura, tem desenvolvido na área de Trabalho e Renda, junto aos
nossos parceiros de trabalho como o Senai e outras instituições do Sistema S.
Queremos fortalecer esse diálogo, trazer uma motivação aos empresários para que
engajem nos programas e promover uma parceria mais sistemática com as empresas”,
afirmou.
Na ocasião, serão
abordados temas como a metodologia SENAI de Educação Profissional e formação
continuada, sob condução do Diretor de Qualificação Profissional da
instituição, Washington Cruz; Legislação, mecanismos operacionais e importância
social do Programa Jovem Aprendiz, ministrada pela coordenadora operacional do
Senai, Tereza Cristina Lessa Brum; Importância e funcionamento do Centro
de Atendimento ao Trabalhador (CAT), do Balcão Municipal de Empregos e da
oferta de cursos de qualificação no município, com explanações por parte do
secretário da Sagat, Dimas Tadeu.
Em São Pedro da Aldeia, o
Horto Escola Artesanal funciona como a sede administrativa da Sagat, além de
atuar como um polo avançado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ)
para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo toda a região. O espaço abriga a
maior parte da execução dos programas de educação profissional, em parceria com
instituições de ensino.
Todos os cursos inseridos
no Programa Jovem Aprendiz, bem como a etapa de inscrições, o cadastramento de
candidatos e as provas de seleção são realizados no local. O programa é voltado
à formação qualificada de jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos, que
estejam frequentando o ensino regular ou concluído o ensino médio, e a sua
inserção no mundo do trabalho. De acordo com a legislação, as empresas ficam
responsáveis por contratar os jovens, por tempo determinado, atendendo a cota
de aprendiz.
Sob iniciativa da Sagat, o
Núcleo de Qualificação Profissional tem como objetivo oferecer, periodicamente,
cursos, palestras e oficinas de capacitação gratuitas, de temáticas diversas,
para a população aldeense. Entre as atividades de destaque já desenvolvidas estão
os cursos de horta agroecológica, artesanato e fabricação de sabão; palestras
sobre o combate a incêndios e prevenção de acidentes domésticos; oficinas de economia
doméstica e reaproveitamento de alimentos, entre outras. Muitas iniciativas contam,
ainda, com a parceria de outros setores municipais, como a Defesa Civil e a
Secretaria de Educação.
Já o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT)
é um órgão, também vinculado à Sagat, criado com o objetivo de cadastrar
currículos e intermediar as vagas de trabalho ofertadas pelas empresas, através
do Balcão de Empregos. No local é realizada a captação de currículos e também
são fornecidas informações sobre oportunidades de trabalho. O funcionamento do
CAT ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.