Prefeitura renova convênio com a CCR para o programa “Caminhos para a Cidadania”

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira, assinou o termo de compromisso para renovação do convênio junto à Concessionária CCR ViaLagos para o programa “Caminhos para a Cidadania”, realizado em unidades escolares do município aldeense. Estiveram presentes na reunião a coordenadora municipal do programa, Maria Regina Silveira, o superintendente de Relações Institucionais da CCR ViaLagos, Alexandre Spadafora, e a assessora de Comunicação da concessionária, Luciana Sampaio.

Segundo o secretário Alessandro Teixeira, a parceria com a CCR Via Lagos proporciona benefícios para o município de São Pedro da Aldeia para além da perspectiva educacional, por incluir nos programas elementos socioculturais. “Ao longo dos anos, a concessionária, de maneira muito sensível, consegue proporcionar encantamento nos alunos e nas comunidades do entorno da unidade escolar. Deixamos como sugestão para 2019 a aproximação com as escolas da zona rural e o reforço das tradições quilombolas no bairro Botafogo”, destacou.

O programa será desenvolvido em 25 escolas da rede pública aldeense e oferece aulas regulares de Educação para o Trânsito a 2.283 alunos, integrando o tema às disciplinas curriculares com intuito de ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para um trânsito mais seguro, preservação ambiental e cidadania.

A coordenadora municipal do programa, Maria Regina Silveira, considera a parceria com a CCR espetacular. “Ela não somente trabalha com os alunos através de informações de sustentabilidade e trânsito utilizando o lúdico, mas promove formação para os educadores, afim de que esses profissionais se capacitem para trabalharem com seus alunos, além de possibilitar acesso à cultura através de vários projetos inseridos no programa”, disse.

Na ocasião, foi entregue ao secretário de Educação uma apostila com o resumo das ações realizadas no ano de 2018. Com material didático exclusivo para trabalhar o tema com os alunos de forma lúdica e construtiva, o programa também oferece atividades complementares, como peças teatrais e campanhas educativas. Estão previstos para o ano de 2019 os projetos “Buzum” e “Cine em Cena”, além da formação para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Na última segunda-feira (29), o programa promoveu a apresentação do espetáculo “A viagem de uma estrela”, contemplando cerca de 600 alunos.