Prefeitura realiza demolição de imóvel na Praia da Pitória em ação preventiva

Neste sábado (08), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou a demolição total de um imóvel que desabou parcialmente na Avenida Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia. A ação preventiva foi coordenada pela equipe técnica da Defesa Civil e mobilizou equipes e maquinário da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Para garantir a segurança pública, a Guarda Municipal fechou as vias de acesso ao local. As três residências próximas ao prédio continuam interditadas e ainda não foram liberadas pela Defesa Civil. Uma nova avaliação será feita na segunda-feira (10) pela equipe técnica municipal.

De acordo com o coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, o entulho da demolição permanece dentro da propriedade, sendo de responsabilidade do proprietário a destinação correta do material. “A responsabilidade do município era de retirar o risco e demolir a edificação. Foram cerca de três horas de trabalho nessa ação, que começou por volta das 8h30. É importante destacar que vamos manter a interdição das três residências até a segunda-feira, quando nossos engenheiros farão uma nova avaliação”, explicou.

O secretário de Governo, Eron Bezerra, agradeceu aos envolvidos no trabalho. “Quero agradecer imensamente a todos os servidores, que de maneira heroica e profissional, realizaram a demolição do imóvel na Praia da Pitória. Nós temos orgulho de ter profissionais como eles. Agradeço a Deus, por tudo ter dado certo, ao coordenador Dothavio, pela liderança e perseverança, e ao prefeito Cláudio Chumbinho, por acreditar em toda a equipe”, afirmou.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, esteve presente na ação. “A equipe da Guarda Municipal, desde às 6h da manhã, fechou o acesso ao local e esteve presente o tempo todo para manter a ordem e a segurança, tanto para os servidores envolvidos na demolição, quanto para a população local, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos e a Defesa Civil”, destacou.

Para a demolição total da edificação, foi usada retroescavadeira e uma S90. Profissionais plantonistas do setor de Iluminação Pública e representantes da concessionária Enel também acompanharam a ação para eventual suporte na parte elétrica. O secretário de Serviços Públicos, Rogério Costa, comentou o serviço. “Deu tudo certo durante a ação, o trabalho foi realizado sem acidentes tanto na parte elétrica quanto na segurança dos nossos funcionários; ocorreu tudo bem. A Secretaria atuou com os equipamentos, orientando os operadores e auxiliando os engenheiros da Defesa Civil”, disse.

• ENTENDA O CASO

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia atendeu, no último sábado (01), uma ocorrência registrada no bairro Porto da Aldeia. Acionados pelo Corpo de Bombeiros, os agentes aldeenses constataram o desabamento parcial de um salão de festas. Não houve nenhuma vítima; por questões de segurança, as vias de acesso ao local e três residências próximas à edificação foram interditadas.

Em razão da inércia do proprietário em executar a demolição amigável da estrutura de acordo com as normas técnicas, o coordenador-geral da Defesa Civil, por intermédio da Procuradoria-geral do Município, obteve uma liminar na Justiça autorizando a demolição do imóvel. A decisão visou preservar a integridade física dos moradores vizinhos ao local e minimizar os transtornos causados à população.

Todos os custos da operação serão cobrados posteriormente aos responsáveis pela ocorrência de desabamento.