Projeto Arvorecer realiza mutirão de plantio em alusão ao Dia Mundial da Árvore nesta sexta-feira (20)

Em alusão ao Dia Mundial da Árvore, o projeto Arvorecer realiza, nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, mais uma ação de plantio na cidade. O mutirão acontecerá às margens do Rio Piri-Piri, localizado no bairro Balneário, próximo à construção do Museu do Sal. O evento vai contar com a participação de alunos do primeiro segmento da Escola M. Elízio Henrique de Paiva, do bairro Flexeira, além de voluntários, técnicos e profissionais das Secretarias Municipais de Agricultura, Trabalho e Pesca, de Educação e de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento. O projeto Arvorecer é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a iniciativa privada e sociedade civil organizada.

“O plantio será feito com espécies nativas da Mata Atlântica, visando a recuperação da faixa marginal do rio, além de contribuir para a recomposição paisagística do local. Ao todo, vamos disponibilizar em torno de 60 mudas de árvores diversas, como ipês, aroeiras e paineiras. Estamos avançando com o projeto Arvorecer no município e contamos com a participação de toda a sociedade”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

O grupo de trabalho do Arvorecer já levou o plantio de mudas de árvores para diversos pontos da cidade, incluindo os bairros São João, Rua do Fogo e Centro. Atualmente, as ações do projeto contemplam, ainda, canteiros da Rodovia RJ-106, como parte de uma medida de compensação ambiental aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente. As atividades ambientais privilegiam o plantio de espécies nativas e bem adaptadas a cada região.