Projeto Arvorecer realiza plantio simbólico na OAB de São Pedro da Aldeia

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto Arvorecer realizou, na manhã desta quarta-feira (05), o plantio de um ipê amarelo na sede da 48º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no Centro de São Pedro da Aldeia. O evento foi mais uma ação promovida pelos integrantes do projeto de arborização, que reúne representantes das secretarias de Agricultura; Ambiente e Educação; além de integrantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada. Participaram do plantio os secretários municipais Dimas Tadeu e Luciano Pinto, membros da Comissão de Meio Ambiente e funcionários da casa.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre o marco simbólico e enalteceu a parceria firmada com a OAB-RJ. “Desde o início, nós temos a Comissão do Meio Ambiente da OAB como uma grande parceira nas ações do projeto ‘Arvorecer’ e a gente pretende intensificar essa parceria cada vez mais. O plantio do ipê, considerado a árvore do Brasil, é mais um ato nosso para simbolizar todo esse trabalho que tem sido feito em prol da arborização do município e também para chamar a atenção para as questões ambientais”, disse.

Durante o encontro a Ordem recebeu mudas de plantas frutíferas e ornamentais produzidas no Horto Escola Artesanal, da Secretaria de Agricultura.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da 48º Subção da OAB-RJ, Mirian Barros, também destacou a ocasião especial e falou, ainda, sobre projetos futuros. “A plantação do ipê amarelo, o símbolo da nossa Comissão, marca o início do nosso legado para as futuras gerações. Além disso, nós escolhemos o ipê porque ele é uma árvore linda, nativa, que atrai pássaros e abelhas e que vai embelezar a nossa Subseção. Temos vários projetos no decorrer do mês com relação à lagoa e ações conjuntas com as secretarias de Ambiente e de Agricultura dentro do ‘Arvorecer’ e queremos também fazer a nossa horta orgânica aqui. Queremos deixar uma mensagem para todos, que a gente precisa muito cuidar do meio ambiente”, contou.

A próxima atividade do Arvorecer está prevista para acontecer no dia 22 de junho com uma ação conjunta de mutirão de plantio e limpeza nas orlas dos bairros Praia Linda e Balneário, em parceria com a ONG “Mar Sem Lixo”.

“No Dia Mundial do Meio Ambiente, nada melhor que plantarmos uma árvore que vai gerar uma bela sombra, bons frutos e que vai trazer toda uma fauna de pássaros para a cidade. Esse é um dia simbólico junto à Comissão de Meio Ambiente da OAB, que é uma das parceiras do projeto ‘Arvorecer’. Esse é uma das muitas ações que nós vamos continuar levando para São Pedro da Aldeia. Que possamos, a cada dia, trabalhar com mais sustentabilidade e levar educação ambiental para a população”, finalizou o secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto.

Também participaram do plantio simbólico as representantes da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Rafaela Kaostrzepa Jaworski, vice-presidente; Patrícia Xavier, membro; e Aline do Rosário, colaboradora, além dos técnicos da Sagat e do Ambiente, Flávio Gomes e Daiana Cabral. A 48ª Subseção da OAB-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h, na Rua Hermógenes Freire da Costa, s/n, no Centro da cidade. O telefone para contato é o (22) 2621-3836.