Projeto “Comunidades Preparadas” chega ao bairro Ponta do Ambrósio nesta terça-feira (24)

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia inicia, nesta terça-feira (24), um novo ciclo de palestras do projeto “Comunidades Preparadas”. O evento será realizado das 19h às 21h30 na Escola M. Carlota Rocha da Silva, localizada na Rua Odílio Joaquim Antunes, no bairro Ponta do Ambrósio. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas gratuitamente na sede da unidade escolar. Este ano, o projeto já passou por comunidades nos bairros Vinhateiro e Praia Linda. A iniciativa tem como foco capacitar os moradores de áreas de risco para ações de preparação e resposta a desastres.

“Na Ponta do Ambrósio as nossas palestras serão focadas na parte do escorregamento de solo e na necessidade de formalizarmos um ponto de apoio em caso de evacuação coletiva. Além disso, vamos trabalhar todo o conteúdo programático e as orientações previstas no cronograma, que envolvem também o treinamento em primeiros socorros. O foco é capacitar e cadastrar esses moradores como voluntários da Defesa Civil. Eles serão os nossos olhos em situações de risco e no trabalho preventivo. Toda a comunidade local está convidada a participar”, destacou o coordenador geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio.

A programação de palestras inclui noções básicas de Defesa Civil, redução de risco de desastres, percepção de riscos, comportamento resiliente, lei do voluntariado, acidentes domésticos e Plano de Emergência Familiar, entre outros temas. Conduzida por uma equipe multidisciplinar, a capacitação vai orientar os participantes sobre como agir antes, durante e depois de eventos adversos e como lidar com produtos perigosos, como GLP (gás de cozinha). “Até o final do ano, o nosso objetivo é capacitar 500 moradores em áreas consideradas de risco”, complementou Dothavio.

Na Ponta do Ambrósio, o ciclo de palestras será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro. A próxima atividade está prevista para acontecer no mês de outubro no Centro de Recuperação “Desafio Jovem”, localizado no bairro Rua do Fogo. No mês de novembro, a expectativa é que o projeto chegue ao bairro Alecrim.

O projeto “Comunidades Preparadas” tem o apoio do Portal Defesa Civil e da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA). As instituições sociais, igrejas e associações de moradores, entre outras entidades associativas, que tiverem interesse em solicitar a realização do projeto em suas comunidades podem entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 2621 6054.