Search

Projeto da Aroeira de São Pedro da Aldeia é destaque na abertura do Green Rio 2019

            O projeto da Aroeira, desenvolvido em São Pedro da Aldeia, foi um dos destaques na abertura do Green Rio 2019, nesta quinta-feira (23). A feira é um dos principais eventos de produtos orgânicos e bioeconomia do país. Um dos marcos do primeiro dia foi o anúncio da assinatura do Protocolo de Intenção de Compra da pimenta rosa aldeense, do Assentamento Ademar Moreira, por uma empresa de cosméticos orgânicos, em uma parceria inédita para os produtores familiares do município. A ação é mais uma conquista de sucesso, fruto de um trabalho conduzido pelo chamado GT-Aroeira, um grupo formado por representantes do Poder Público Municipal, Ministério da Agricultura, Emater-Rio, Fiocruz e outras instituições. Além da comitiva aldeense, participaram da abertura do evento autoridades estaduais, federais e representantes do governo da Alemanha. A programação acontece no espaço da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e segue nesta sexta-feira (24) e sábado (25) com palestras, debates, exposição de produtos, rodadas de negócio e workshops. A entrada é gratuita.



Em sua fala inicial, a coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Martins, anunciou a negociação da pimenta rosa de São Pedro da Aldeia como um dos acontecimentos de destaque do evento. “Estamos todos muito felizes e emocionados com essa edição do Green Rio. Teremos diversos lançamentos que, para nós, são significados de confiança. A assinatura de Protocolo de Intenção de Compra de pimenta rosa pela empresa Cativa, do Assentamento Ademar Moreira, é algo simbólico. Essa aproximação começou no Green Rio 2018 e testemunhar resultados plantados e colhidos aqui tem um valor inestimável. É essa a parceria que a gente quer; fechar esse ciclo. Todos aqui estão porque confiam no que vendem, confiam no que promovem e a que se dedicam”, afirmou.



Acompanhados por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RJ) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia (Sagat), os agricultores familiares aldeenses participaram de toda a programação da feira, que reúne cerca de 90 expositores, além de terem o primeiro contato com amostras dos produtos orgânicos a base da aroeira já elaborados pela Cativa Natureza: o shampoo sólido e o extrato fluido de pimenta rosa. A expectativa é que os produtos comecem a ser vendidos na segunda semana de junho, com parte dos lucros direcionados para os produtores.



“Eu conheci a aroeira e esse trabalho lindo que São Pedro da Aldeia vem fazendo na edição do ano passado do Green Rio. Nós pudemos comprovar a qualidade do produto e, para a empresa, foi fundamental termos também o respaldo de órgãos como o Mapa e a Fiocruz, que contribuíram com esse projeto. Nós pudemos comprovar, através de análise, que o produto é, de fato, sustentável, puro e livre de agrotóxico, o que foi o grande diferencial. Fechamos a primeira negociação de 100 quilos em meados de 2018 e este ano estamos consolidando essa parceria com o Assentamento. Os agricultores são os protagonistas e precisam ter um lucro justo pelo trabalho deles”, destacou a idealizadora e proprietária da Cativa Natureza, Rose Bezecry. O ato de assinatura do Protocolo de Intenção de Compra está marcado para esta sexta-feira (24), às 17h.



Para o secretário Dimas Tadeu, a possibilidade de acesso a novos mercados é promissora. “São Pedro da Aldeia hoje tem uma chancela para poder vender a aroeira como um produto orgânico de qualidade, exportável, com grandes perspectivas de negócios futuros. O projeto piloto, conduzido pelo GT, é pioneiro e é uma referência dentro de todo o Estado e do país. A assinatura do Protocolo de Compra com a Cativa é uma nova frente de mercado para a aroeira de São Pedro da Aldeia e a gente fica muito feliz por mais esse avanço. Isso mostra que estamos no caminho certo em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da pimenta rosa”, enfatizou.



Na ocasião, o grupo de produtores aldeenses foi apresentado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Lucas Tristão, que elogiou as ações desenvolvidas no município em prol da agricultura familiar. “O Poder Público Municipal está de parabéns, assim como o Estado, no conjunto de implementação dessas políticas públicas tão saudáveis e importantes para o Brasil e para a família fluminense, entregando para esses produtores conhecimentos e técnicas de produção. Potencialmente, nos próximos dois anos, com um grande projeto de expansão, esses produtores poderão triplicar a sua rentabilidade e até mesmo exportar a pimenta rosa para o mercado europeu”, ressaltou.



A sexta-feira também será marcada pela participação dos produtores rurais aldeenses no “Encontro de Oportunidades”, uma ação promovida pelo estande institucional do Ministério da Agricultura visando a geração de novos negócios. Na ocasião, os produtores aldeenses terão um espaço aberto para apresentar a aroeira a empresários, grandes investidores e possíveis compradores nacionais e internacionais. O encontro acontece a partir das 14h. Mais cedo, às 10h, o técnico da Superintendência Federal de Agricultura, Pedro Cattete, um dos integrantes do GT-Aroeira, vai ministrar uma palestra sobre boas práticas de produção, com foco na experiência do projeto piloto da pimenta rosa em São Pedro da Aldeia.



            Uma das integrantes do Assentamento Ademar Moreira presentes no evento, Ângela de Souza comemorou as conquistas para a Associação de Lavradores. “Estamos ansiosos para negociar e muito felizes por termos chegado até aqui. Nós, da Associação, só temos a agradecer à Prefeitura, ao Ministério, a Emater e a todas as pessoas envolvidas nesse projeto. A gente só teve melhorias e muito aprendizado. Se chegamos até aqui, foi por causa dessa união”, salientou.

    


Para mais informações e acesso à programação completa do Green Rio 2019, visite o site www.greenrio.com.br.

 

24 DE MAIO – 6ª feira – AUDITÓRIO 

10h às 12h30 – Driving Bioeconomy Cooperation Between Brazil and Germany, Bioeconomy Strategies and Collaboration Activities        ENGLISH Speaking – Haverá tradução simultânea

10:00 Opening and Welcome by organiser of GreenRio, Maria Beatriz Costa 

10:10 Welcome by BMEL, Dr. Eva Ursula Müller, Head of Department 5, Forestry, Sustainability and Renewable Resources 

Bioeconomy Strategy Development in Germany and Brazil

10:20 Update of the German Federal Government’s Bioeconomy Strategy and international cooperation. BMEL, Dr. Tilman Schachtsiek 

10:35 Perspective of Bioeconomy in Brazil
Secretary Fernando Schwanke – Ministry of Agriculture, Livestock and Supply, MAPA
Secretary Marcelo Morales – Ministry of Science, Technology, Innovation and Communication MCTIC 

Collaboration Activities Bioeconomy between Germany and Brazil

11:05 Bioeconomy Collaboration in the frame of Green Rio and the Agribusiness Initiative
JKI, Florian Bittner and Centro Empresarial e Centífico Brasil-Alemanha, Hans-Dieter Beuthan. 

11:25 Results from the Workshop on pharmaceutical plants in Manaus
JKI, Frank Marthe and University of the State of Amazonas, Dean Cleinaldo Costa

11:40 Short presentation and signing of the EMBRAPA – JKI Collaboration Agreement
JKI, Prof. Ordon and EMBRAPA, Rita Milagres 

11:55 Presentation and Signature Memorandum of understanding DBFZ-EMBRAPA
German Embassy, Dr. Ansgar Aschfalk and EMBRAPA, Rita Milagres 

12:05 The German Centre for Research and Innovation São Paulo and the Bioeconomy
DWIH, Marcio Weichert

12:15     Short Presentation of the German-Brazil Joint Declaration about a Joint Call FNR, Philipp von Bothmer and FINEP, Scientific and Technological Development Director Marcelo S. Bortolini de Castro & Finep International Cooperation Representative, Vivian Pires

12:30 End 

14h – Fomento para Desenvolvimento e Inovação
• Mauricio França, FINEP
• Valmir Ortega
, Diretor Executivo, CONEXUS
• Neilton Ribeiro da Silva
, Diretor Presidente, SICOOB Fluminense
• Deputado Christino Áureo
• Marília Sant’Anna
, SEBRAE, apresentação do Mapeamento do Ecossistema de Bioeconomia do RJ
• Luiz Claudio França
, Diretor de Inovação – Ministério da Agricultura

15h30 – Fórum de Energias Renováveis
• Secretário Fernando Schwanke, Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo / Ministério da Agricultura
• Henrique Paiva, Diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, SIEMENS
• Eduardo Miklos, Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Centralizada, ABSOLAR
• Sandro Yamamoto, Diretor Técnico na Associação Brasileira de Energia Eólica, ABEEolica
• Guy de Capdeville, Embrapa Agroenergia
• Gabriel Kropsch, Vice-Presidente ABIOGÁS
• Aurélio de Andrade Souza, WWF

24 DE MAIO  – 6ª feira – SALA 1

10h30 às 12h – SEBRAE MULTIPLICA: “Potencial do mercado de plantas medicinais”
• Justino Ferreira, Farmácia Quintessência
• Lilia Salgado, Embrapa Agrobiologia
• Márcio Mazzaro, Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação/ Ministério da Agricultura
• Rosa Martinez, SUVISA/RJ
• Moderação: Cezar Kirszenblatt, Sebrae Rio

14h às 15h30 – Empreendedorismo tecnológico em sustentabilidade
• Alexandre Martins Moreira, Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging
• Eduardo Azeredo, Agrosuisse, drones na produção sustentável
• Burkhard F.W. Hormann, HanseGarnelen AG: tecnologia em aquicultura sustentável
• Veruska Rigolin, Futamura Group: embalagens sustentáveis
• Marco Giotto, Farmforce: sistemas de gestão
• Marcelo Camargo, FINEP
• Walter Capanema, Smart3 (lawtech)

16h às 17h30 – Apresentação de Startups e Pitch
• Pitch com startups e premiação (parceria Sebrae)

RODADA DE NEGÓCIOS GREEN RIO – 24 DE MAIO – 6ª feira – 11 às 17hs
Sala Bio2B Rodada de Negócios



25 DE MAIO – SÁBADO – AUDITÓRIO


10h10 – Saúde, Gastronomia e Gestão de Resíduos
• Dra. Fátima Marinho, Pesquisadora da Universidade de Melbourne
Professora do Instituto de Estudos Avançados da USP
• Joseane Costa, FIOCRUZ

• Teresa Corção, Ecochef do Restaurante O Navegador e fundadora do Instituto Maniva
• Fábio Oroski, UFRJ

11h10 – SESC – Prática de Compostagem de Resíduos da Merenda Escolar
Mesa Brasil e seu Trabalho de Redução de Desperdício de Alimentos com Instituições
• Karime Cader
, SESC – Mesa Brasil 
• Nathallia Miranda (Sesc Rio), Sesc+ Verde, um olhar socioeducativo para o desenvolvimento sustentável
• Mauro Rezende (Sesc Rio), SESC, Prática da compostagem de resíduos da merenda escolar

11h40 – Moda, Sustentabilidade e Formadores de Opinião
• Nina Braga, Diretora Instituto E
• Mariana Doria, Coordenadora de inteligência competitiva no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos, SENAI CETIQT
• Lucas Arcoverde, Mescla, empresa do projeto Sebrae Moda Sustentável

• Manoela Castro, Jornalista e fundadora da Plataforma COMM

25 DE MAIO – Sábado – SALA 1

10h10 às 11h20 – Mesa Redonda: Qualificação do Café do Estado do Rio de Janeiro

11h30 às 12h40 – Painel Bioeconomia, Agronegócio e Inovação

13h30 às 14h50 – AMAZÔNIA
• Thiago Tavares, Empreendedor Social e Diretor Amazônia Hub
• Luis Morais, Diretor Presidente da Amazon Oils
Oficina de fabricação de sabonetes enriquecidos com óleos da Amazônia

25 DE MAIO – SÁBADO – Sala Bio2B Rodada de Negócios

11hs às 12h45 – Construções Sustentáveis = Construções Eficientes
• Henrique Drumond
, Insolar
• Tarcila de Paiva
, Subindo Verdes
 
• Marcelo Bezerra
, Professor PUC Rio
• Maria José de Mello
, Arktectus Arquitetura Sustentável
• Fabio Tauk, 6DDrones

14h às 15h30 – SESC – Dr. Saúde e Sua Saúde em 3 Tempos

15h45 às 16h45 – Talk COMM-Slow Fashion

15h – Apresentação da Camerata Jovem Rio de Janeiro – Praça de Alimentação

]]>

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui