Search

Projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc enaltecem cultura e história afro-brasileira

Vídeos divulgados via redes sociais pelos agentes culturais Jansen e Juliane Carvalho desmistificam estereótipos relacionados ao candomblé e a cultura africana

Os interessados em aprender um pouco mais sobre história, religião e cultura afro-brasileira já podem acessar os vídeos divulgados pelos agentes culturais Jansen e Juliane Carvalho, via redes sociais. Os projetos virtuais fazem parte das iniciativas contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc, via inciso III, por meio do Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva. Para assistir o conteúdo gratuito, basta acessar a página dos agentes no Youtube (clique AQUI) e no Instagram (clique AQUI).  

De acordo com a agente cultural e candomblecista Juliane Carvalho, a proposta é disseminar informações sobre a cultura afro-brasileira, desmistificando a visão do senso comum e, ao mesmo tempo, contribuir para o combate à intolerância religiosa. “O objetivo é conscientizar a comunidade aldeense, explicar a grandiosidade e a importância da cultura afro no Brasil e, principalmente, no nosso município, de forma a combater todo e qualquer tipo de intolerância religiosa”, disse. 

Cultura e religiosidade 

Para o seu projeto, intitulado “Cultura Afro-Brasileira: A grandiosidade da diversidade no Brasil”, Juliane trabalhou temas como “Desmistificando o Candomblé” e “A importância do matriarcado no Candomblé”, totalizando quatro vídeos, que já começaram a ser divulgados em seus canais no Youtube e no Facebook. O projeto conta ainda com a realização de uma live, marcada para acontecer no dia 20 de maio, às 20h, com transmissão via Instagram e a participação de Jansen e do agente cultural Jordan Carvalho. 

Juliane utiliza suas páginas nas redes sociais para divulgar seu conteúdo
Foto: Reprodução Facebook

“O candomblé é considerado um Bem Imaterial no Estado do Rio de Janeiro através da lei nº 5506/09. Queremos levar informação para a população sobre essa vertente religiosa da cultura afro que é tão importante para a formação e a preservação da cultura brasileira. Serão debatidos casos de intolerância ocorridos, falaremos sobre leis importantes que protegem o ‘povo de ase’ e também será aberto espaço para que as pessoas possam compartilhar seus relatos e depoimentos”, destacou Juliane. 

Em seu projeto “Cultura Afro-Brasileira: Entendendo a influência e a valorização no Brasil”, o agente cultural Jansen Carvalho aborda assuntos ligados à cultura africana e ao seu campo de formação no Candomblé, trabalhando os temas “Caminhos até Exu”, “A Origem dos Caboclos no Brasil” e “Jongo da Serrinha”. Os vídeos estão sendo divulgados em sua página no Instagram

Jansen explica a origem dos rituais e dos elementos do Candomblé
Foto: Reprodução Instagram

“Infelizmente, a cultura africana, assim como a indígena, foi incessantemente oprimida pelos colonizadores. Contudo, os escravos jamais deixaram de praticar a sua fé e a sua cultura. Na prática da fé, o exemplo mais conhecido foi do sincretismo religioso, onde louvavam seus Orixás, mas para os colonizadores estavam louvando os santos católicos”, explicou. 

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva  

Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva contemplou 47 projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.  

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram contemplados. Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.  

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em https://www.facebook.com/culturapmspa

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui