Search

Quarentena não é férias! O que fazer com as crianças durante o período de suspensão das aulas.

O que fazer com as crianças durante o período de suspensão das aulas.

Enquanto o coronavírus provoca a suspensão de aulas em escolas de todo o país, uma nova questão precisa ser resolvida. O que fazer com as crianças durante o período de quarentena em casa?

Segundo os educadores, o primeiro passo é explicar que não se trata de um período comum de féria. O adulto deve dialogar, de forma sincera e construtiva, sobre a situação que vem avançando no mundo. É necessário utilizar informações claras e reais, com palavras adaptadas à idade da criança.

O segundo passo é manter uma rotina de atividades. Pensando nisso, a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, juntamente com a Coordenação de Políticas Pedagógicas, separou uma série de dicas para reorganizar a agenda das crianças da educação infantil, 1º e 2º segmento durante esse período.

Confira as dicas abaixo:

Educação Infantil

Segunda-Feira
-Ensine seu filho a escrever a letra inicial do seu nome e das pessoas que
vivem na mesma casa;
– Conte e registre junto com ele a quantidade de pessoas da mesma casa;
– Construam aviões, chapéus, bonecos, origamis de papel ou revistas.

Terça-Feira
– Com barbante, faça os numerais de 0 a 10 colando em uma folha;
– Escreva o numeral em uma folha e peça à criança que cole a quantidade de tampinhas de refrigerante ou bolinhas de papel;
– Coloque sílabas coladas nas tampinhas de refrigerante e monte palavrinhas pequenas com a criança.

Quarta-Feira
-Trabalhe com seu filho sobre a higiene das mãos nesse período de coronavírus;
– Faça desenho livre sobre o que entendeu no processo de higienização;
– Peça para a criança ensinar a outra pessoa sobre o que aprendeu na higienização.
 
Quinta-Feira

– Brinque de contação de história, escolha um livro de sua preferência e conte para seu filho;
– Ajude-o a reescrever o tema da história e o nome dos principais personagens;
– Façam atividades de desenho e pintura livre; pergunte à criança o que ele deseja desenhar, após o desenho, comente com ele e valorize a sua confecção.

Sexta-Feira
– Façam fantoches de meias ou sacos de papel;
– Criem um livro de letras, cada letra tem direito a uma fotografia ou imagem recortada de uma revista ou jornal;
Pintem com guache.

1º Segmento

Segunda-Feira
-Trabalhe com o nome da criança, destacando a letra inicial;
– Leitura de rótulos, revistas, livros, notícias e poesias;
– Faça atividades de escrita espontânea.

Terça-Feira
– Interpretação de gravuras;
– Reescrita de textos;
– Produção oral de histórias.

Quarta-Feira
– Completar palavras usando a letra inicial, final, vogais e consoantes;
– Listar com palavras o que usamos no lanche, o que tem numa festa de aniversário, os objetos do quarto e da casa;
– Colocar letras e palavras em ordem alfabética.

Quinta-Feira
– Criar frases a partir de figuras;
 -Recortar de revistas palavras como: nomes de lugares, nomes de objetos, nomes de pessoas, de alimentos;
– Contagem com tampinhas para desenvolver as operações matemáticas.

Sexta-Feira
– Utilizar encartes de supermercado para montar lista de compra, calcular o valor total da compra, estimar troco;
– Medir com fita métrica ou barbante a altura dos membros da família, comparar as medidas de menor para o maior;
– Analisar gráficos, infográficos e tabelas acerca da pandemia do coronavírus a fim de entender a relevância da prevenção.


2º Segmento

Segunda-Feira
– Leia alguns gibis ou um livro, se tiver;
– Assista a um filme interessante na televisão;
– Faça um planejamento com as disciplinas estudadas e  estude as matérias aprendidas até este momento.

Terça-Feira

– Pesquise informações sobre o coronavírus, identificando e diferenciando fontes seguras de fakenews;
– Ajude sempre que necessário nas tarefas domésticas;
– Tire muitas fotografias com sua família, aproveite este momento para uma maior interação.

Quarta-Feira
– Priorize algumas atividades físicas, como correr pelo seu quintal ou algum espaço amplo de sua residência, ou pule – corda e brinque de amarelinha;
– Aprenda a cozinhar junto com seus responsáveis, faça receitas saudáveis e saborosas;
– Faça surpresas lindas para sua família, brinquem de cantar (karaokê), encene uma parte de uma peça ou filme predileto, recite sua poesia ou poema prediletos.

Quinta-Feira
Treine sua grafia e sua imaginação, construa textos com os mais variados assuntos preferidos por você;
– Ajude quem necessita, principalmente os grupos de risco;
– Pesquise informações, em fontes confiáveis, sobre o período de quarentena.

Sexta-Feira
– Confira, se você e sua família, estão tomando os cuidados básicos;
– Se julgar importante, anote alguns cuidados em uma folha de caderno e deixe num lugar da casa para todos lerem;
– Identifique os continentes que já foram afetados pela pandemia do coronavírus e em seguida faça uma lista com as medidas de proteção que os mesmos estão adotando para sua população.


Abaixo, disponibilizamos a tabela de atividades para imprimir, colar em locais de fácil acesso e toda a família participar.

O que fazer com as crianças durante o período de suspensão das aulas.
Divulgação/Semed

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui