Representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e do Conselho Nacional se reúnem em Brasília

Representante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) participou nesta quinta-feira (28) de uma reunião com a Coordenadora Geral do Conselho Nacional do Direito do Idoso, Eunice Silva. O presidente Vinícius Lavalle foi quem representou o CMDI. O encontrou foi realizado na sede da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília.

“Foi muito importante a nossa reunião com a Coordenadora Eunice. Na oportunidade conheci diversos programas desenvolvidos pela Secretaria Nacional, entre eles o “Viver”. São aprendizados que podemos adequar à nossa realidade para a melhor qualidade de vida dos nossos idosos”, esclareceu Vinícius.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.  O Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas.  O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações.
 O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa. O Conselho deve se aproximar do poder Público Municipal e dos órgãos de representação Estadual e Nacional, estabelecendo, na medida do possível, interfaces que possam ajudar na construção de uma sociedade mais organizada e participativa.