Representantes Prefeitura participam de ação social no bairro Recanto do Sol

No último sábado (24), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil e das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Agricultura, Trabalho e Renda (Sagat), levou serviços e atividades gratuitas para o bairro Recanto do Sol. Agentes da Defesa Civil, técnicos da Sagat e equipes do Programa Bolsa Família e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gelson Pinheiro, da Rua do Fogo, participaram de uma ação social promovida pela Igreja Presbiteriana do bairro. O evento ofereceu diversos serviços para a população local.

Durante a ação, os profissionais técnicos do programa Bolsa Família, da SASDH, realizaram consulta no sistema e fizeram inscrição, no CadÚnico, das pessoas que preencheram os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

CadÚnico – A inscrição no Cadastro Único deve ser feita por uma pessoa da família, na sede do Programa Bolsa Família, localizada a rua Nilo Peçanha, 45-Centro, ou em um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para fazer o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF de todos os moradores da residência, independentemente de idade; título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Com base nas informações do cadastro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avalia se a família tem ou não perfil para entrar no programa Bolsa Família, que é voltado para famílias pobres e extremamente pobres. O valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada.

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia também marcou presença na ação social. Na oportunidade, os agentes promoveram palestras sobre primeiros socorros, com foco no engasgamento e sufocamento de crianças e adultos, e acidentes domiciliares. Houve, ainda, entrega de três cestas básicas e de roupas para o bazar solidário do evento.

O diretor da Divisão aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “A Defesa Civil vem buscando parcerias nas comunidades para desenvolver essas ações de cidadania e colaborar com palestras, levando orientações e fazendo esse trabalho de conscientização, além de mostrar a importância das nossas ações em parceria com as instituições públicas, privadas e, principalmente, a sociedade”, destacou.

Aqueles que tiverem interesse em promover as palestras educativas em sua comunidade, igrejas e/ou encontros de associações de moradores, entre outros espaços, devem entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 2621 6054.

Como parte da contribuição da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, foram oferecidos serviços de vacinação para cães e gatos e distribuição de 52 mudas de plantas frutíferas e ornamentais. Na ocasião, 48 animais receberam a imunização contra a raiva.

“A parceria com igrejas e instituições sociais é algo que temos feito com frequência. São serviços que buscamos sempre prestar às comunidades, porque é a hora de estarmos juntos, presentes e próximos da população. Tivemos um bom movimento de pessoas e uma resposta muito positiva da comunidade”, comentou o secretário de Agricultura, Dimas Tadeu.

A ação social da Igreja ofereceu, ainda, serviços de orientação pastoral e oração, corte de cabelo, escova, maquiagem e manicure, além de serviços de enfermagem, com aferição de glicose e pressão arterial. A Congregação Presbiteriana do Recanto do Sol fica localizada na Rua José Vieira de Almeida, esquina com a Rua Elísio Lobo.