Reunião com coordenadores aborda demandas financeiras da Educação

Para garantir ainda mais transparência nas questões financeiras da Secretaria de Educação, os coordenadores pedagógicos de área participaram de uma reunião sobre o tema nesta semana. O encontro foi conduzido pelo secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, e pela coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha. Na ocasião, foram esclarecidas eventuais dúvidas sobre gastos e aplicações de verbas.

A reunião destacou a importância de apresentar aos profissionais da Secretaria um panorama sobre a área financeira, mesmo que os setores sejam de vertentes totalmente pedagógicas, como é o caso dos coordenadores.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, destaca a importância dos gestores prestarem contas de onde e como estão sendo aplicadas as verbas diante desse cenário de incertezas, causado pelas despesas crescentes.  “As receitas não vieram conforme a programação inicial, então decidimos apresentar essas informações. Mais do que isso, prometemos entregar a todos os nossos coordenadores um balancete e um resumo das receitas e despesas. Hoje é certo que nenhuma medida será tomada de maneira açodada e a gente sempre vai pautar pelo princípio da transparência e lisura na ação da administração pública”, afirma Alessandro.

A manutenção do salário dos servidores da Educação durante a pandemia, pago em dia assim como os salários de todos os servidores da Prefeitura aldeense, para que não houvesse a necessidade de escalonar pagamento, foi um dos destaques da conversa.

O Sistema de Gestão Educacional, que está em fase de implementação e alimentação de dados, também foi discutido durante o encontro. O secretário Alessandro destacou que o sistema é uma das principais formas de centralizar todas as questões da pasta na própria Secretaria de Educação, sem que os servidores dependam de outros setores da Prefeitura para resolver as solicitações pendentes, como processos de aposentadoria, enquadramento e gratificações.

A coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, afirma ser importante que todos os profissionais saibam como é o andamento financeiro do local em que se trabalha, desde os investimentos até as demandas. “Isso nos empodera mais na nossa função pedagógica e no que podemos fazer; saber qual o custo que temos aqui dentro da Secretaria e qual deve ser a nossa produtividade também. Essa iniciativa traz uma parceria mais efetiva entre a parte financeira e a parte pedagógica”, destaca Daiana.

Na próxima segunda-feira (17/08), as mesmas orientações e esclarecimentos serão apresentados aos diretores das 42 unidades escolares municipais. A reunião acontecerá de forma on-line, via Google Meet.