São Pedro da Aldeia abre inscrições para curso de artesanato em fuxico nesta segunda-feira (11)

Serão abertas, nesta segunda-feira (11), as inscrições para o curso gratuito de artesanato em fuxico em São Pedro da Aldeia. Os atendimentos para matrícula serão realizados na secretaria do Horto Escola Artesanal, situado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os interessados devem apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. As aulas terão início no dia 19 de março e terão como temática a celebração da Páscoa. As vagas são limitadas. A iniciativa é uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

A coordenadora de Qualificação Profissional, Vanusa de Arruda, destacou a importância do curso. “A oferta desse curso é muito interessante. É uma forma de ocupar os espaços ociosos com o aprendizado de técnicas artesanais, que podem auxiliar os participantes até na obtenção de uma renda extra, além de ser uma terapia para os alunos. São muitos benefícios que depois podem ser multiplicados dentro de casa para uma venda externa. Será um curso de curta duração, bastante dinâmico e voltado à prática do artesanato”, disse.

O curso terá como foco o artesanato em fuxico, com aproveitamento de retalhos de tecidos e itens recicláveis para confecção de peças e enfeites diversos. Toda a produção terá como temática a celebração da Páscoa. O conteúdo programático vai abordar, ainda, técnicas artesanais de costura a mão, corte e colagem de tecidos, sob instrução da artesã Kátia Carvalho. Para participar, é necessário que o candidato seja maior de 18 anos. A iniciativa é aberta a homens e mulheres. O prazo para inscrições se encerra no dia 15 de março.

O início das aulas está marcado para o dia 19 de março, com término previsto para o dia 16 de abril. O curso será ministrado todas as terças-feiras, com duração de cerca de 1h30. No ato da inscrição, o aluno terá a opção de escolher a turma do turno da manhã, das 9h às 10h30 ou da tarde, das 14h às 15h30. Ao final, haverá exposição de trabalhos e entrega de certificado aos participantes, mediante frequência mínima. No ato da matrícula, também será entregue ao interessado a lista de materiais necessários para uso durante as aulas.

Para a instrutora Kátia Carvalho, o curso será uma oportunidade de geração de renda para a população. “O objetivo é ajudar aquelas pessoas que buscam empreender em casa e trazer uma renda extra para a família, aproveitando a data comemorativa da Páscoa, que se aproxima. Eu vejo essa iniciativa como uma oportunidade a mais para todas as pessoas que procuram novos horizontes na área artesanal, podendo conciliar essa prática no seu dia a dia junto a outras atividades”, destacou a profissional, que há mais de 10 anos atua como artesã.