São Pedro da Aldeia amplia rede e terá novas Unidades de Saúde da Família

O município contará com mais quatro Estratégias de Saúde da Família

São Pedro da Aldeia recebeu do Ministério da Saúde a aprovação para expansão das equipes de atenção básica tradicional, alterando a modalidade de atendimento para equipes de saúde da família. O projeto, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, vai contemplar as unidades Balneário, Rua do Fogo, Recanto do Sol e Fluminense.

As novas equipes serão compostas por agentes comunitários de saúde, médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. As estratégias de saúde da família são consideradas pelo Ministério da Saúde uma prioridade na modalidade de atendimento na rede básica de saúde.

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, essa é mais uma demonstração de trabalho e comprometimento da gestão com a saúde do usuário aldeense.

“Assumimos o governo com uma cobertura populacional abaixo de 70%, com essa aprovação do projeto ficamos felizes por poder, em breve, ampliar esse serviço dando maior assistência à população”, disse o prefeito.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, todo esse trabalho é fruto da dedicação de uma equipe centrada na melhoria de atendimento à população aldeense.

“Fico feliz por podermos ofertar à população a garantia de um cuidado ampliado e direcionado, conforme as normas do Ministério da Saúde. Além de ter a certeza de que a população aldeense está ganhando nesta nova modalidade melhores condições de atendimento, estando mais próximas de suas residências”, destacou a secretária.

Próxima etapa

Diante da nova aprovação, o município trabalha em busca da abertura de processo seletivo para a contratação dos novos agentes comunitários de saúde e demais membros das equipes. Ao todo, serão 41 novos agentes comunitários de saúde, além de médicos, equipe de saúde bucal e de enfermagem. As equipes de saúde da família atuam em carga horária de 40 horas semanais de trabalho e dedicação total ao território onde estejam lotados.