São Pedro da Aldeia dá continuidade ao projeto “Pneu zero é penu legal

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, em parceria com a Reciclanip, uma associação dos fabricantes de pneus do Brasil, realizou esta semana mais uma etapa do projeto “Pneu zero é pneu legal”. O material vem sendo recolhido das ruas desde 2013, mas com custos para o município. Nesta nova parceria, o caminhão vem gratuitamente buscar os pneus no município.

Este projeto tem trazido excelentes resultados para os pneus inservíveis descartados no município de São Pedro da Aldeia. Além de cooperar com a limpeza, o recolhimento e destinação adequada deste material, diminui o risco de disseminação do mosquito da dengue, uma questão de saúde pública e que necessita de uma atenção especial.

“Esta parceria é muito importante, uma vez que anteriormente contávamos com uma empresa particular para recolher os pneus do município (serviço pago) e hoje, visando cortar gastos e otimizar o trabalho, a Prefeitura assinou esse convênio com a Reciclanip e não paga absolutamente nada para a retirada destes pneus do município.” Afirmou a secretária das pastas, Adriana Saad.

Os pneus têm sido recolhidos nas borracharias do município cadastradas e também em locais inapropriados para o descarte, como vias públicas e terrenos baldios. A quantidade de pneus descartada indevidamente diminuiu muito em relação ao ano de 2013, (de 10 mil para 2.714 pneus) mas continua havendo casos de grande despejo nas ruas, como por exemplo o bairro Nova São Pedro, onde recentemente  foram recolhidos 219 pneus.