São Pedro da Aldeia é credenciado pelo Ministério da Saúde para receber Laboratório de Prótese Dentária

O município de São Pedro da Aldeia foi credenciado pelo Ministério da Saúde para receber incentivo financeiro para oferecer à população um Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O município teve o credenciamento publicado em Diário Oficial; em todo Estado do Rio de Janeiro, apenas cinco cidades foram credenciadas por meio da Portaria nº1.670/2019. O laboratório aldeense será uma referência em saúde bucal.

Foto: Jefferson Viana

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre a conquista. “Enquanto Secretaria de Saúde, nosso foco é trabalhar na prevenção, promoção e cuidado diretamente com o paciente. Ao longo dos últimos três anos de gestão, pude ver o quanto o município cresceu em relação às demandas que são oferecidas pelo Ministério da Saúde e também dentro da rede de saúde bucal. Avançamos a nível de e-SUS e com o credenciamento para o Laboratório Regional de Prótese Dentária, agora temos que avançar em produção’, disse.

Diante da demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). Esse estabelecimento realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.

O Ministério da Saúde repassa um recurso mensal aos municípios/estados para confecção de próteses dentárias, de acordo com uma faixa de produção. Qualquer município com base populacional pode contar com um LRPD, sendo em um estabelecimento próprio ou por meio de um prestador de serviço.

“O Laboratório Regional de Prótese Dentária é um grande ganho para o município e para a população. Nosso objetivo é atender cada vez melhor os pacientes, buscando além da promoção em saúde, que é uma diretriz da Secretaria, mas também preservando a autoestima do paciente, estética e reabilitação do usuário. Estamos sempre procurando melhorar, para atender os anseios da população da nossa cidade”, destacou o coordenador de Saúde Bucal, Marconi Freire.

Atualmente, a Saúde Bucal de São Pedro da Aldeia conta com 15 equipes de Estratégia de Saúde Bucal, seis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Especialidades Odontológicas Maninho Milagres.