Secretária aldeense participa do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, participou do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Brasília. Com o tema“Diálogos no Cotidiano do SUS”, o congresso reuniu gestores municipais de Saúde, trabalhadores do SUS e de todas as esferas de governo, além de representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, também esteve presente.

O evento contou com a 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”. Na ocasião, foram expostos casos de sucesso de Secretarias de Saúde de diversas regiões do país. O Congresso Conasems teve ainda o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, com o objetivo de implementação das estratégias de prevenção das arboviroses e manejo do mosquito aedes aegypti, focado na capacitação de gestores.

“O Congresso foi muito produtivo, a todo tempo nós pudemos ver a preocupação do Ministério da Saúde em manter a rede de Atenção Básica. Em vários trabalhos a apresentação foi de como podemos melhorar na atenção primária, promover saúde e não tratar doenças. Como secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia e como vice-presidente regional do Cosems, foi um evento proveitoso, os municípios puderam ver a realidade dos outros estados, trazendo como foco positivo de que dá para manter SUS de forma organizada, planejada e promovendo saúde”, destacou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Com o discurso focado na reestruturação do SUS a partir da Atenção Primária, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou o credenciamento de novas equipes e serviços de Saúde, para ampliar e qualificar o atendimento prestado à população. O gestor abordou, ainda, a expansão de cobertura das Estratégias de Saúde da Família (ESF) em todo território nacional.

De acordo com a organização, o evento contou ainda com a tradicional “Feira Brasil aqui tem SUS”, onde instituições e empresas, públicas e privadas, expuseram e divulgaram suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.