São Pedro da Aldeia entra na última etapa de vacinação contra Influenza

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 05 de junho e o público-alvo que ainda não se imunizou pode se vacinar

Com o objetivo de proteger os grupos prioritários contra a gripe, São Pedro da Aldeia iniciou a vacinação de professores de escolas públicas e privadas e de adultos com idade entre 55 e 59 anos. A medida representa a última fase de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Os demais grupos prioritários, que ainda não se imunizaram, também podem procurar as unidades para se vacinar. Mais de 25 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município aldeense. A Campanha Nacional termina no dia 05 de junho.

Foto: Luana Macêdo

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, destaca que desde o início da Campanha, em março, as equipes buscaram atender a demanda de imunização evitando aglomerações nos postos da cidade. “Viemos trabalhando essa divisão de acordo com as doses enviadas pelo Governo do Estado. Embora haja essa divisão de grupos, é importante ressaltar que todas as pessoas que compõem as demais parcelas, e que ainda não se vacinaram, podem procurar as unidades”, explica.

GRUPOS E ETAPAS DE VACINAÇÃO

Desde o fim de março, São Pedro da Aldeia vem seguindo o cronograma de vacinação definido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde. O grupo inicial foi composto por idosos e profissionais de saúde. As etapas seguintes imunizaram pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, agentes de segurança pública, pessoas com deficiência, agentes do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional e indígenas. Encerrando o cronograma, professores e adultos entre 55 e 59 anos de idade também devem se imunizar.

foto: Jefferson Viana

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

Além de disponibilizar doses nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal também realizou ações descentralizadas com o objetivo de evitar aglomerações. Foram feitas vacinação domiciliar para idosos, vacinação de acamados, imunização de agentes de segurança na Guarda Municipal e na Delegacia de Polícia. As pessoas com mais de sessenta anos que foram vacinadas em casa realizaram cadastro para essa ação.

foto: Luana Macêdo