São Pedro da Aldeia ganha hospital de referência em oftalmologia

A partir desta segunda-feira (20) São Pedro da Aldeia passa a contar com os atendimentos do Hospital do Olho Lagos, unidade oftalmológica de referência. Com a oferta de mais um serviço em saúde dentro do município, o hospital particular abre as portas com o objetivo de absorver parte da demanda de oftalmologia, especialidade de maior procura na cidade. Em cerimônia interna, o Hospital foi apresentado para autoridades nesta sexta-feira (17), com a presença do prefeito Cláudio Chumbinho. Antes de ser aberto aos atendimentos, o espaço será sanitizado, cumprindo medidas preventivas ao contágio do coronavírus.

Foto: Renato Fulgoni

Reconhecida como cidade que investe em desenvolvimento econômico, com vocação para geração emprego e renda, São Pedro da Aldeia agora desponta com reforços em serviço de saúde. Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a abertura do hospital é um grande benefício para o município.

“A chegada do Hospital do Olho é mais uma vitória para o município de São Pedro da Aldeia, agradeço ao Dr. José Carlos por escolher São Pedro da Aldeia para receber esse grande hospital. Ao longo da gestão, acompanhamos o sofrimento de tantas pessoas que necessitam de atendimento e se deslocam para o Rio de Janeiro e Niterói em busca de tratamento oftalmológico. A entrega do hospital é um trabalho que reuniu esforços de toda a equipe para concretizar esse presente. Esse empreendimento não é apenas um hospital, é mais um passo que damos em direção ao desenvolvimento de São Pedro da Aldeia. Assim como fizemos com as empresas, avançamos também em saúde para o cidadão”, disse o chefe do executivo aldeense.

Busca por oftalmologia

Especialidade com maior demanda em São Pedro da Aldeia e em toda a região da Baixada Litorânea, a oftalmologia registra uma alta procura de pacientes. Antes da pandemia causada pelo coronavírus, São Pedro da Aldeia registrava mensalmente cerca de 600 pacientes deslocados para atendimentos oftalmológicos fora do município.

Foto: Renato Fulgoni

Disponibilizando veículos para transporte dos usuários, a gestão em Saúde leva moradores aldeenses para unidades de referência como Clínica de Olhos Pegado (CLINOP), Hospital Santa Beatriz e Hospital Universitário Antônio Pedro, todos localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Francislene Casemiro, a unidade representa um reforço na oferta de serviços em saúde dentro do território aldeense.

Foto: Renato Fulgoni

“Como gestora de saúde, agradecemos a confiança em nosso município, trazendo esse hospital para São Pedro da Aldeia. O nosso pensamento é em saúde como um todo, essa é mais uma oferta em serviços de saúde para toda a Baixada Litorânea. Sabemos a dificuldade do Rio de Janeiro em relação à oftalmologia, essa não é uma demanda apenas de São Pedro da Aldeia, esta realidade é enfrentada em todo o estado, sendo a maior fila até mesmo na capital. Desde o início da minha gestão nós estamos nos esforçando para dar dignidade à população, uma das maiores dificuldades que enfrentamos é ofertar serviços dentro da nossa região. Vamos nos esforçar para fazer o credenciamento do Hospital, para habilitar junto ao Sistema Único de Saúde, atendendo a nossa população mais próximo de sua residência e com mais celeridade”, destacou a secretária aldeense

Estrutura

A unidade vai abranger todos os tipos de cirurgias oftalmológicas, como descolamento de retina, vitrectomia posterior, cirurgia refrativa à laser, cirurgias de catarata e exames para prescrição de óculos, bem como procedimentos mais complexos envolvendo problemas de retina, como estrabismo e glaucoma. Com tecnologia de ponta, a estrutura vai contar com consultórios, salas de exames e salas de centro cirúrgico, funcionando de segunda a sexta-feira. Ao todo, o hospital especializado particular ofertará no município um espaço de 1.830m² de área construída, à disposição de serviços oftalmológicos.

Foto: Renato Fulgoni

Proprietário da unidade, José Carlos Vieira Romeiro celebrou a abertura de um hospital com capacidade para atender São Pedro da Aldeia e demais municípios. Para ele, o Hospital é um ganho de serviço oftalmológico em âmbito regional.

“Construir o Hospital do Olho Lagos em São Pedro da Aldeia foi uma excelente escolha. Apresentei ao prefeito Cláudio Chumbinho o desejo de implantar um hospital na cidade e ele prontamente nos auxiliou. O Hospital está construído e completamente equipado, será um benefício para os aldeenses e toda a região. Acredito que o Hospital do Olho Lagos será um sucesso de atendimentos para uma população que por muitas vezes precisava se deslocar para outras cidades mais distantes. É um ganho para todos, é um prazer entregar esse hospital em São Pedro da Aldeia” disse o proprietário José Carlos Vieira Romeiro.

Foto: Renato Fulgoni

Além do prefeito Cláudio Chumbinho, estiveram presentes à inauguração o vice-prefeito Mauro Lobo, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins e seu secretário de saúde, Valdeci Júnior, os vereadores aldeenses Ediel Teles e Ronaldo Linhares, a deputada estadual, Franciane Motta, e o pastor Davi José Loureiro, que fez uma oração pedindo as bênçãos de Deus.

Foto:Renato Fulgoni