Categorias

São Pedro da Aldeia recebe capacitação regional sobre Manejo Clínico da Dengue tipo 2

O município de São Pedro da Aldeia sediou, na segunda-feira (21), uma capacitação regional sobre manejo clínico da Dengue – sorotipo 2. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), contou com a participação de profissionais da região e foi realizada na Câmara Municipal.

créditos: Jefferson Viana

Além do tema central sobre a Dengue tipo 2, os médicos da SES abordaram o cenário das arboviroses no Estado do Rio de Janeiro. As arboviroses mais conhecidas são dengue, zikachikungunya e febre amarela. O protocolo de tratamento, cuidado, primeiras epidemias, surgimento das doenças e registros históricos de casos também foram temas abordados durante o encontro.

créditos: Jefferson Viana

A apresentação foi comandada pelo médico da Secretaria Estadual de Saúde, Pedro Coscarelli, e mediada pela médica, Debora Fontenelle.

“É um prazer retornar ao município. Abordamos o tratamento, cada um com seu nicho de atendimento, e falamos também sobre as novidades no protocolo de Dengue. Estamos presentes e preocupados em passar as informações, as pessoas precisam reconhecer os alarmes, o que fazer e para onde encaminhar”, disse Debora.

créditos: Jefferson Viana

“Para a maioria dos profissionais, o assunto Dengue não é novidade. Em 2008. houve uma epidemia; de lá pra cá o Brasil vem passando por casos graves. Infelizmente, não está desaparecendo, está crescendo e estabilizando. Mediante isso, precisamos ter um maior número de profissionais bem capacitado para lidar com esta situação. Falamos também sobre as modificações do protocolo de tratamento e cuidado para que os profissionais estejam cientes das novidades”, destacou Pedro Coscarelli. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade