Vistoria dos taxímetros tem início em São Pedro da Aldeia

Teve início, em São Pedro da Aldeia, o período de vistoria obrigatória dos taxímetros, referente ao ano de 2019. O prazo para a aferição segue até a próxima sexta-feira (25), a partir das 9h, em frente à garagem municipal, no Centro da cidade. O procedimento é realizado por uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), com o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Para passar pela vistoria, os taxistas devem estar com a documentação em dia e agendar o atendimento previamente pelos endereços eletrônicos www.servicos.rbmlq.gov.br ou www.ipem.rj.gov.br.

Foto: Renato Fulgoni

O subsecretário da pasta, Jorge Ribeiro, falou sobre o processo iniciado na cidade. “Nós temos um total de 267 táxis com licença para operar no município e já informamos a Associação dos Taxistas sobre esse procedimento obrigatório, que é feito pelo Ipem. A Prefeitura não tem qualquer interferência sobre esse processo, mas nós, da Secretaria, junto com o Departamento de Transportes, estamos dando todo o suporte à equipe do Estado. Essa aferição é muito importante para saber se os veículos estão atuando conforme as condições estabelecidas e até para garantir uma segurança ao usuário de que os equipamentos estão funcionando dentro dos padrões do sistema com relação ao pagamento das tarifas, impedindo que os valores sejam burlados”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

Anualmente, os taxistas precisam passar pela verificação metrológica do Ipem, órgão estadual responsável pelo serviço. O trabalho tem como objetivo a manutenção do atendimento ao público e a garantia da prestação de um serviço justo para o consumidor, por meio da aferição dos taxímetros, que são os aparelhos que marcam o valor a ser quitado ao final da corrida. Entre os aspectos analisados durante a vistoria nos equipamentos, estão o respeito a quilometragem e a cobrança de acordo com a tarifa base inicial.

Foto: Renato Fulgoni

“O táxi é um bem municipal e os taxistas devem andar sempre dentro da regularidade. Para a população, é a certeza de estar usufruindo do serviço da forma correta e justa, e o Ipem está aqui para garantir isso. É importante que os taxistas estejam atentos ao nosso calendário de aferição dos taxímetros para evitar sanções. Após o término do prazo, se o taxista não comparecer e não for apresentada uma justificativa, é emitido um Auto de Infração, que é uma possível multa pelo não cumprimento do serviço”, alertou o assistente administrativo da regional do Ipem em Niterói, Marllon Galisa.

Foto: Renato Fulgoni

No momento da verificação, os profissionais devem apresentar o último certificado Ipem (original), originais e cópias do DUT 2018 ou 2019, GRU com comprovante de pagamento no valor de R$ 52,18, GNV atualizado, cartão da Prefeitura atualizado e carteira de motorista, além da cópia do comprovante de residência, em caso de mudança. A entrega da documentação é realizada na sede da Diretoria de Transportes, ao lado da garagem municipal. Após aprovado, o taxímetro e o veículo recebem os selos de verificação do Ipem-RJ, além do Certificado de Verificação Metrológica com validade até o próximo ano.

Foto: Renato Fulgoni

Taxista há cerca de 12 anos em São Pedro da Aldeia, Cerlita Teixeira compareceu ao primeiro dia de vistoria. “Foi um procedimento bem rápido e tranquilo. Essa verificação é importante não só para nós taxistas, mas também para os nossos clientes, porque vão saber que o carro está vistoriado e que o relógio está correto. É ótimo ter os profissionais do Ipem na cidade, com certeza facilitou muito para a gente”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

A aferição dos taxímetros acontece na área de estacionamento em frente à garagem municipal, na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro. Para melhor atendimento aos profissionais, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública está reservando 10 vagas para estacionamento exclusivo dos táxis durante o período de vistoria.