São Pedro da Aldeia recebe capacitação regional sobre Manejo Clínico da Dengue tipo 2

O município de São Pedro da Aldeia sediou, na segunda-feira (21), uma capacitação regional sobre manejo clínico da Dengue – sorotipo 2. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), contou com a participação de profissionais da região e foi realizada na Câmara Municipal.

créditos: Jefferson Viana

Além do tema central sobre a Dengue tipo 2, os médicos da SES abordaram o cenário das arboviroses no Estado do Rio de Janeiro. As arboviroses mais conhecidas são dengue, zikachikungunya e febre amarela. O protocolo de tratamento, cuidado, primeiras epidemias, surgimento das doenças e registros históricos de casos também foram temas abordados durante o encontro.

créditos: Jefferson Viana

A apresentação foi comandada pelo médico da Secretaria Estadual de Saúde, Pedro Coscarelli, e mediada pela médica, Debora Fontenelle.

“É um prazer retornar ao município. Abordamos o tratamento, cada um com seu nicho de atendimento, e falamos também sobre as novidades no protocolo de Dengue. Estamos presentes e preocupados em passar as informações, as pessoas precisam reconhecer os alarmes, o que fazer e para onde encaminhar”, disse Debora.

créditos: Jefferson Viana

“Para a maioria dos profissionais, o assunto Dengue não é novidade. Em 2008. houve uma epidemia; de lá pra cá o Brasil vem passando por casos graves. Infelizmente, não está desaparecendo, está crescendo e estabilizando. Mediante isso, precisamos ter um maior número de profissionais bem capacitado para lidar com esta situação. Falamos também sobre as modificações do protocolo de tratamento e cuidado para que os profissionais estejam cientes das novidades”, destacou Pedro Coscarelli.