São Pedro da Aldeia recebe programa “Estradas da Produção”

São Pedro da Aldeia recebe o programa “Estradas da Produção” para recuperação e manutenção de estradas vicinais do município, visando melhorar as condições de vias utilizadas por produtores rurais. O serviço começará no bairro Retiro e passará pela área rural. A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (SEAPEC-RJ). A equipe do programa ficará na cidade por 90 dias, com retroescavadeira, pá carregadeira, trator agrícola, motoniveladora (patrol), caminhão carroceria e dois caminhões caçamba. As máquinas foram recebidas pelo secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (SAGAT), Dimas Tadeu, de Serviços Públicos (SEUSP), Jayme Gomes, e o Vereador Denilson na sede do Horto Escola.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, essa é a terceira vez que o município recebe o programa. “A patrulha mecanizada esteve em São Pedro da Aldeia em 2013 e por um período em 2014, mas com uma patrulha parcial. Nesse ano, ela está vindo com uma equipe mais completa e com mais equipamentos, então vai ser um trabalho mais amplo. O mínimo de permanência dela  no município é 90 dias, podendo ser estendido. Com a Secretaria de Serviços Públicos, nós vamos traçar todo o trabalho de operação das máquinas”, disse.

O programa “Estradas da Produção”, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), possui 21 patrulhas mecanizadas distribuídas pelo Estado. Desde 2010, a iniciativa recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas vicinas em áreas rurais de diversas regiões do Rio de Janeiro.

Secretário de Serviços Públicos, Jayme Gomes destaca o trabalho em parceria. “A chegada desse equipamento é essencial para o município e a equipe  da patrulha vem para nos ajudar, dando total apoio nas estradas e atendendo toda a população do interior. A ação é resultado do trabalho em conjunto da SEUSP, SAGAT e SEAPEC-RJ. Nós sabemos das prioridades do município,  por isso, decidimos começar pelo Retiro e depois direcionar a outros lugares, de acordo com o cronograma que vamos estabelecer daqui para frente. Saindo do Retiro, nós vamos atender a área do Alecrim, Parque Arruda, Boa Vista, Morro dos Milagres, São Matheus e Botafogo. Depois partiremos para o bairro Cruz, para a área da Sergeira, Três Vendas e Sapeatiba, que serão os últimos bairros a serem atendidos”, declarou.

Produtor da Estrada de São Matheus, Lair da Silva Pereira elogiou a iniciativa. “Agradeço pelo empenho da Prefeitura em trazer maquinário para atender o produtor aldeense. Esse projeto é muito bom para os trabalhadores, porque anima e incentiva bastante nós que somos produtores”, falou.

“Fico muito feliz com essa iniciativa, porque vai incentivar bastante os produtores do município. Esse maquinário chega para ajudar na preparação da terra, incentivando nossos agricultores. Agradeço ao Prefeito Cláudio Chumbinho, ao secretário de Estado Christino Áureo, ao secretário Dimas e ao secretário Jayme pela iniciativa”, disse o Vereador Denilson.

Também participaram do encontro a secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho, o coordenador da patrulha mecanizada, Carlos Vinicius de Oliveira, além de representantes da Emater, da SAGAT e da SEUSP.