São Pedro da Aldeia recebe projeto “Carreta Educacional da ENEL”

O município de São Pedro da Aldeia receberá a “Carreta Educacional”, do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente, na próxima semana, do dia 12 a 15 de agosto, na Praça do bairro São João. Geração de energia, recursos renováveis e não renováveis, além do consumo consciente, são algumas das atividades que serão desenvolvidas com estudantes de escolas da rede municipal de ensino e também com os moradores da região que quiserem participar. A atividade é uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, e a Concessionária Enel.

De acordo com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, é extremamente importante envolver a ENEL em projetos do município aldeense. “Agradeço a equipe da ENEL por contemplar o município de São Pedro da Aldeia com uma ação importantíssima como essa e o bairro escolhido foi o São João, local que precisamos levar algumas ações”, destacou.

A carreta é um caminhão de 13 metros de comprimento, equipado com maquetes interativas, recursos audiovisuais, sala de realidade virtual e jogos. Para compensar a emissão de carbono do veículo, serão doadas 30 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica aos clientes, que terão, ainda, a oportunidade de calcular sua pegada de carbono. Além disso, será possível utilizar simuladores de consumo, receber dicas sobre economia de energia e fazer atendimentos comerciais.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética. Além da ação educativa, a atividade tem como proposta a troca de equipamentos como lâmpadas e sorteio de geladeiras ineficientes por modelos com selo Procel A. Serão sorteadas até 70 geladeiras e os ganhadores poderão retirar o equipamento no dia seguinte ao sorteio, quando também entregarão o aparelho antigo.