Search

São Pedro da Aldeia tem os primeiros pacientes curados do Coronavírus

Cinco pacientes diagnosticados com a Covid-19 já tiveram alta no município

Em meio à luta para combater o contágio do Coronavírus, o município de São Pedro da Aldeia registra, até nessa terça-feira (28/04), cinco pacientes que se curaram da Covid-19. Seguindo todos os protocolos de prevenção e cuidados orientados pelas autoridades de saúde, os pacientes já podem retomar o cotidiano normal.

Os moradores cumpriram a quarentena, sob acompanhamento da Vigilância Municipal, e passaram novamente por atendimento médico para ter a tão sonhada alta. Atualmente São Pedro da Aldeia tem 18 casos confirmados de Covid-19, com dois óbitos confirmados e um óbito sob investigação.

           É necessário ressaltar que mesmo com a alta, os pacientes curados, assim como toda a população, devem seguir os cuidados como lavar as mãos com água e sabão, higienizar com álcool em gel, usar máscaras em ambientes exteriores e somente sair de casa em caso de extrema necessidade. De acordo com os especialistas, até o momento não há comprovação científica de que um paciente infectado e curado do coronavírus não pode ser novamente contaminado. Por esse motivo, é importante que todos os cuidados sejam seguidos, com o objetivo de combater a propagação do vírus e também uma reinfecção.


            “Em meio a uma pandemia, com uma realidade tão triste, é importante que também possamos dar boas notícias. Esses pacientes com alta foram acompanhados pela Vigilância Municipal. Notícias assim nos enchem de esperança, mas não podemos descuidar da nossa responsabilidade como cidadãos em redobrar cuidados com higiene, evitar aglomerações e usar máscara. Espero que em breve possamos noticiar mais curados em nossa cidade”, comemorou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Superação e retomada do cotidiano

Com todas as incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus, os pacientes infectados vivem duas batalhas durante a recuperação: a luta contra a Covid-19 e a ansiedade pela retomada do cotidiano. Durante o processo, os pacientes relataram o sentimento de apreensão e o medo de serem isolados e discriminados socialmente.

Esse receio, inclusive, faz com que os pacientes não se sintam à vontade para compartilhar as suas histórias, que têm intensidade de sintomas diferentes, mas a superação e a cura em comum.

Positivo para o coronavírus, e curado, um morador do Balneário, que preferiu não se identificar, relatou que os seus dias de recuperação foram um turbilhão de emoções.  

“A cada dia que passa é uma nova descoberta para quem recebe a notícia do positivo. O coronavírus é muito novo e cria dúvidas na nossa mente. Tudo o que é muito novo ou que a gente não tem informação suficiente acaba assustando. Quando você se vê privado da sua vida comum, do contato com sua família, você começa avaliar tudo. Primeiro eu tive medo de transmitir pra minha família, depois me recuperei e a tensão era de pensar como seria tratado no meu trabalho”, desabafa.

O medo de ser discriminado socialmente faz com que os pacientes curados tenham medo de comentar o assunto até mesmo com vizinhos e colegas de trabalho. “Nós que passamos por isso temos que voltar à vida normal, assim como qualquer cidadão. A cura não é nosso passaporte para circular por aí sem necessidade, é a certeza de que a gente venceu essa doença, e mesmo assim, temos que seguir nos cuidando. Eu peço que todos entendam e sigam as orientações, a gente só vai conseguir combater esse vírus cuidando uns dos outros”, recomenda o paciente curado da COVID-19.

Uso obrigatório de máscaras

O uso de máscaras de proteção facial pela população agora é obrigatório em São Pedro da Aldeia. Com a medida, a Prefeitura busca reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus e evitar a propagação da doença no município aldeense. A obrigatoriedade é regulamentada pelo Decreto nº 044, publicado em 24/04. 

De acordo com o documento, todo cidadão que tenha que deixar sua residência, independente do motivo, deve utilizar a máscara de proteção. O descumprimento da norma sujeita o infrator a sanções previstas nas legislações aplicáveis, sem prejuízo de eventual responsabilização penal. A obrigatoriedade permanecerá enquanto durar o Estado de Emergência declarado em razão da pandemia no território nacional.

Medidas de prevenção

– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
– Utilizar álcool em gel nas mãos;
– Ao sair, use máscara;
– Evitar tocar o rosto;
– Evitar aglomerações;           
– Para quem pode, sair de casa apenas em extrema necessidade.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui