SASDH participa do 21º Encontro Regional de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) participou do 21º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento foi realizado no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Centro, Rio de Janeiro, na primeira quinzena do mês de julho. A Secretária Adjunta da SASDH, Olívia Sá, a Coordenadora da Gestão SUAS, Wânia da Costa Gomes e as Diretoras do Departamento Financeiro, Solange Maria Guimarães e das Proteções Básica e Especial, Cláudia Brasil, representaram a Secretaria.

De acordo com a Secretária Adjunta, Olívia Sá, o Encontro foi de grande importância para adquirir novos conhecimentos. “Foi uma oportunidade de participar da formulação da Política de Assistência Social no âmbito nacional, para fazermos as adequações, no âmbito municipal, dos planos, programas, projetos, serviços e benefícios correspondentes. Os aprendizados serão aplicados de acordo com a realidade de São Pedro da Aldeia, buscando garantir os princípios e diretrizes da política de assistência social, através de atendimentos qualificados e de uma rede fortalecida”, informou.

O tema do Congemas deste ano é “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”. O Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) tem como objetivo reunir os Gestores Municipais de Assistência Social da Região Sudeste, a fim de conhecimento, debates e levantamento de possibilidades e desafios na execução da política de assistência social.

Durante o Encontro foram realizadas oficinas com temas específicos, como o Sistema de Justiça e Desafios da Implementação da Política Nacional de Atendimento à População em Situação de Rua, Trabalho Social com Famílias nas Proteções Básica e Especial: Respeito à Diversidade no SUAS; Gestão Orçamentária e Financeira; Benefícios Eventuais e Seguranças Sociais no Contexto dos Desastres Sociais e Ambientais; Criança Feliz, limites e estratégias de atendimentos.