Secretaria de Assistência Social realiza reuniões por videoconferência durante pandemia de coronavírus

Categorias

Secretaria de Assistência Social realiza reuniões por videoconferência durante pandemia de coronavírus

As reuniões presenciais, que normalmente são realizadas nas dependências da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), atualmente estão ocorrendo de forma virtual. Em consonância com as orientações para não haver aglomeração devido a pandemia de coronavírus, os encontros dos grupos de trabalho foram adaptados para a modalidade de videoconferência. Na última quarta-feira (15), a Comissão de Enfrentamento a Automutilação e Suicídio realizou a primeira reunião on-line, pela Internet.

De acordo com uma das representantes da SASDH na Comissão e coordenadora de Políticas para Criança e Adolescente, Luciana de Oliveira, mesmo de forma adaptada, a reunião alcançou os objetivos. “Temos que trabalhar a prevenção em conjunto e isso não pode parar. Estudamos ações estratégicas voltadas para o enfrentamento a automutilação e ao suicídio para o público infanto-juvenil no município e vamos continuar essa discussão. Assim que possível colocaremos em prática tudo que foi colocado em pauta. Durante a reunião, traçamos novas formas de ação e agora cada uma em seu local de trabalho vai formalizar essas ideias para serem apresentadas às outras pessoas envolvidas. Este enfrentamento envolve toda a rede municipal”, informou Luciana.

Foto: Reprodução

A reunião por videoconferência contou, ainda, com a participação da assessora técnica da gestão do SUAS da SASH, Aline Aguiar, e da orientadora educacional, Cláudia Guimarães, ambas integrantes da Comissão de Enfrentamento a Automutilação e Suicídio no município.

É válido lembrar que São Pedro da Aldeia foi um dos primeiros municípios a participar das reuniões, no Rio de Janeiro, da Câmara Técnica, pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Os encontros têm como objetivo aprofundar a discussão sobre a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A Câmara Técnica tem a função de elaborar as demandas técnicas de iniciativa das instituições que a compõem, bem como discuti-las e aprová-las. É composta por profissionais que tenham função técnica entre suas atribuições.

Já a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. Cabe à CIB pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade