Search

Secretaria de Cultura convoca baianas de acarajé para cadastramento na Casa da Cultura

Em apoio às ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RJ), a Secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia convoca as baianas de acarajé do município a comparecerem à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no centro da cidade, das 9h às 17h, para realizar um cadastramento. A iniciativa tem como objetivo mapear a existência de todas as pessoas que atuam com a prática tradicional de produção e venda das chamadas comidas de baiana, visando auxiliar o trabalho de salvaguarda do Ofício das Baianas de Acarajé, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2005. 

“Recebemos um ofício-circular da Superintendência do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro e estamos dando apoio às ações de valorização deste Ofício, que é uma tradição secular e um patrimônio cultural imaterial do nosso país. Esses dados que serão coletados no cadastramento vão dar subsídios a mobilização das baianas de Acarajé em todo o Estado”, explicou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Para fazer o cadastramento na Casa da Cultura, é necessário apresentar originais dos documentos de RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625 5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui