Secretário de Educação de São Pedro da Aldeia se reúne com Grupo Escoteiro

O Secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, se reuniu com representantes do 155º Grupo Escoteiro de São Pedro da Aldeia (GESPA), na manhã desta quinta-feira (23), com o objetivo de estreitar a parceria para realização de um evento com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Participaram do encontro o diretor-presidente do GESPA, chefe Walner Ornelas; a diretora-técnica, chefe Michela Polaquini; a coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas da SEMED, Daiana Quintanilha; e o chefe de gabinete da SEMED, Saulo Mira.

A coordenadora de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Daiana Quintanilha, destacou a importância da parceria com o grupo de escoteiros para a vida dos alunos da rede. “Eles terão a oportunidade e aprender muitas coisas estando juntos com os escoteiros, coisas que na vida cotidiana eles não vivenciam, como a questão dos valores, a participação em grupo, a cooperação, que são elementos importantes para a vida secular dos alunos. Se os nossos estudantes estão adquirindo mais conhecimentos, a Secretaria de Educação fica muito feliz com isso”, destacou.

Durante a reunião foi debatida a logística para realização das atividades, que são decorrentes a Semana Municipal do Escoteiro, instituída pela Lei nº 2.839, de 29 de abril de 2019. A princípio, as unidades escolares escolhidas para receber as atividades foram Escola Mz. Capitão Costa, na Cruz; Escola Mz. Retiro, no bairro de mesmo nome; E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro; E. Mz. Paineira, no Balneário; e Escola M. Profª Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande.

De acordo com a diretora-técnica do GESPA, Michela Polaquini, o objetivo é iniciar um projeto em São Pedro da Aldeia mais audacioso, movimentando um grupo de jovens de alunos e montar alguns polos. A ideia embrionária é montar esses polos nas escolas e realizar atividades em um sábado de manhã. “As crianças terão uma experiência dentro do grupo de escoteiros, mas vivendo dentro de um projeto educacional, pois o grupo é um complemento à educação formal”, explicou.

Durante a Semana do Escoteiro, em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril, serão realizadas diversas ações entre o Grupo Escoteiro do município e os alunos das unidades escolares, incentivando a prática e a instrução de valores e princípios escoteiros, por meio da promoção de palestras, debates e atividades educacionais.

O 155º Grupo Escoteiro São Pedro da Aldeia foi fundado oficialmente no município em março de 2019 e é vinculado à União dos Escoteiros do Brasil, inserido na gestão Rio de Janeiro. O movimento aldeense tem atividades todos os sábados, das 14h às 17h, em sua sede, no Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral, km 107, no bairro Balneário das Conchas. As atividades são destinadas a jovens e crianças a partir de seis anos e meio de idade e envolvem diversos nichos de atuação, tais como: práticas ao ar livre, jogos educativos e outras modalidades relacionadas ao desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social e espiritual dos integrantes. Adultos também podem se inscrever para participar como voluntários.