Secretaria de Saúde aldeense realiza capacitação sobre e-SUS AB

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio da Diretoria de Atenção Básica, reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades básicas de saúde para uma capacitação sobre o sistema ministerial e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). A capacitação foi dividida em duas turmas e aconteceu no Cine Estação. A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, comandou a atividade.

Foto: Jefferson Viana

“Entendo essa implantação do e-SUS AB como muito importante, o Ministério da Saúde vê como um grande ganho para a população. No momento em que você qualifica e coloca informação no sistema, os indicadores de saúde apresentam números mais fiéis. Desta forma você qualifica não apenas a informação, mas o profissional, todos aprendem a trabalhar a rede informatizada de saúde. Enquanto município, temos a informação colocada diretamente pelo profissional de forma descentralizada, tiramos a centralização que existia dentro da Secretaria apenas e tornamos as informações de cada paciente responsabilidade do profissional. É muito positivo para a cidade que possamos dar a informação diretamente ao Ministério sem interlocutor, é essencial para o governo federal reconhecer o que realmente acontece em São Pedro da Aldeia”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com o Ministério da Saúde, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia para reestruturar as informações da saúde na Atenção Básica em nível nacional. A capacitação municipal abordou temáticas como o primeiro acesso ao sistema, o preenchimento de ficha de atendimento, coleta de dados simplificados e outros assuntos. Cada profissional receberá em breve sua senha e login para acesso individual, uma cópia do manual de coleta de dados simplificados e a certificação referente a capacitação. Na ocasião, foram exibidos vídeos institucionais mostrando cada etapa para a utilização.

Foto: Jefferson Viana

A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, falou sobre o processo de informatização que está acontecendo nas unidades básicas.

“Esse treinamento é para que os técnicos de enfermagem e enfermeiros possam operar o sistema do e-SUS AB, retomando o processo da informatização nas UBS aldeenses. Estamos instalando computadores nas unidades para as equipes. Essa capacitação para os profissionais das unidades básicas de saúde foi realizada da mesma forma como capacitamos as Estratégias de Saúde de Família para que o serviço fosse informatizado”, disse.