Secretário de Educação participa de reunião sobre Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Categorias

Secretário de Educação participa de reunião sobre Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, participou de uma reunião técnica para discutir a implementação do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado no dia 10 de outubro de cada ano, em conformidade com a Lei n° 12.645/12, como instrumento de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O encontro aconteceu na última quinta-feira (03), no Ministério Público do Trabalho, no município de Cabo Frio, e contou com a participação da coordenadora geral de Políticas Pedagógicas da SEMED, Elizangela Rigueira, da orientadora Educacional, Vania Gonçalves, e da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann.

A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, falou sobre a iniciativa.  “O encontro teve o objetivo de conscientizar todos os atores da comunidade escolar sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças do trabalho. Além disso, pretendemos iniciar, no município, uma Formação para os servidores, criando momentos de reflexão e oportunizando que a cultura da prevenção chegue até os alunos”, destacou.

Durante o encontro foram discutidos assuntos como Saúde e Segurança no ambiente profissional e o trabalho como segunda identidade. Na ocasião, ficou definida a realização de uma capacitação com a temática “Escolas: Ambientes de trabalho e de vidas saudáveis e seguros”, destinada aos diretores escolares e à equipe de assessoramento pedagógico, Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica, a ser realizada no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, falou sobre o Dia de Saúde e Segurança nas Escolas.  “O Ministério Público do Trabalho acredita que em matéria de saúde e de segurança no trabalho, a melhor estratégia de atuação é a prevenção e o melhor caminho para a prevenção é a educação. Por meio das escolas, podemos difundir conhecimento e semear a cultura da prevenção de acidentes e doenças do trabalho desde a infância”, disse.

As temáticas previstas na ementa da capacitação incluem o trabalho como segunda identidade; o meio ambiente do trabalho como perspectiva do meio ambiente; estatísticas de acidentes e doenças do trabalho no Brasil; Saúde e Segurança no Trabalho (SST): um valor inalienável; Repressão x Prevenção: a prevenção como melhor estratégia; a educação como melhor estratégia de prevenção; CIPA nas escolas e outras ações.

 “Temos meios legais eficazes de repressão para responsabilizarmos aqueles que descumprem as normas que garantem um ambiente de trabalho hígido e seguro, mas se conseguirmos evitar que a vida, a saúde e a integridade física e psíquica das pessoas que trabalham sejam afetadas, porque formamos empresários, gestores públicos e trabalhadores mais conscientes de suas responsabilidades e dos seus direitos, teremos dado passos à frente na nossa missão”, finalizou a procuradora.

A Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, instituiu 10 de outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, estabelecendo um dia a ser dedicado ao tratamento dessa temática no ambiente escolar, visando ao debate entre gestores, professores e alunos, para além do meio ambiente natural.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade