Search

Espetáculo Buzum é sucesso em escolas de São Pedro da Aldeia

Os alunos da E. M. Profª Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, e da E. M. José Teixeira Paulo, no Balneário, participaram do projeto “BuZum”, que levou a apresentação teatral “Curimim Mani – Origem da mandioca” por meio de um ônibus itinerante.  Cerca de 700 estudantes, da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram dos dois dias de apresentação. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, a coordenadora da Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, a orientadora educacional, Adriana Vieira, e os representantes da CCR Via Lagos, Luciana Oliveira e Hugo Santos, também assistiram ao espetáculo.  A iniciativa é uma parceria entre a CCR Via Lagos e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. 

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

A diretora da Escola M. José Teixeira Paulo, Neuza Maria Melo, falou sobre a iniciativa. “Foi um momento bacana para os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cultura do teatro. Muitos nunca assistiram a um espetáculo e pela televisão ficam muito distantes dos artistas. Eles ficaram empolgados, foi uma ação muito positiva”, disse.

Foto: Lílian Souza

O Espetáculo “Curimim Mani – Origem da mandioca”éuma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum é uma peça teatral de bonecos que apresenta, para alunos da rede pública de ensino, espetáculos com temáticas educativas que vão desde conceitos de cidadania a conscientização sobre o meio ambiente. 

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

Segundo o produtor de campo do Buzum, João Pedro Andreta, o objetivo principal do projeto é formação de público para um maior interesse em peças teatrais. “Trouxemos a peça ‘Curimim Mani – Origem da mandioca’, que é uma história sobre como o povo tupi acredita que surgiu da mandioca. Foi uma apresentação lúdica, que traz elementos naturais na construção dos bonecos e cenários, que valoriza bastante o espetáculo em si. Atendemos duas escolas em São Pedro da Aldeia com uma média de 350 estudantes por dia, fora os professores e equipe das escolas”, comentou.

Foto: Lílian Souza

A aluna do 5º ano, Camila Batista, falou sobre o espetáculo. “Foi muito legal, tiramos muitas dúvidas, porque estamos estudando sobre isso em sala de aula. Ficamos ansiosos para assistir e valeu a pena”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Após as apresentações, cada aluno recebeu um gibi e um teatro de papel para brincar e montar sua própria peça. Os educadores receberam o “Livro do Professor”, que contém os espetáculos da BuZum em formato de história em quadrinho. O mini teatro BuZum leva seus espetáculos gratuitamente aos alunos da rede de ensino por meio de patrocínio via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Foto: Lílian Souza

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui