Semana da Juventude em Ação mobiliza estudantes aldeenses

O segundo dia da Semana da Juventude em Ação mobilizou novos grupos de jovens de São Pedro da Aldeia. Com programação nos turnos da manhã e tarde, as palestras desta terça-feira (05) abordaram os temas “A Tecnologia e as Profissões” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. As atividades foram ministradas, respectivamente, pelo agente municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, e pela enfermeira da rede municipal, Thainá Lopes. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, e tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio. A programação segue até a próxima sexta-feira (08) no auditório do Cine Estação.

Foto: Jefferson Viana

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico sempre procura interagir com outras secretarias e estar presente em eventos nos quais a gente pode vislumbrar a possibilidade de crescimento do município e dos seus munícipes. O nosso desejo é mostrar a esses jovens que estão nos bancos escolares que eles são capazes de crescer e prosperar com racionalidade, sem destruir o meio ambiente”, destacou o Analista de Sistemas e diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, que compareceu representando, também, o secretário da pasta, Jayme Gomes.

Foto: Jefferson Viana

A primeira palestra contou com a participação de 33 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do CIEP 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo, do bairro Estação. O conteúdo abordou o resgate histórico da intervenção humana na natureza, as fases da Revolução Industrial, o impacto das novas tecnologias nas diversas profissões, o papel do cidadão na sociedade, princípios da economia sustentável e os principais problemas do mundo moderno, como a desigualdade social e a escassez de recursos naturais, entre outras temáticas.

Foto: Jefferson Viana

“Pretendo seguir uma carreira na área de Informática e aprendi muitas coisas que eu não sabia, principalmente sobre as tecnologias e o quanto eu preciso me adequar e me atualizar para viver nas condições atuais”, destacou o aluno Gabriel Ramos, morador do bairro Praia Linda.

Foto: Jefferson Viana

A professora de Biologia do CIEP 146, Meiriele Serpa, acompanhou os estudantes na palestra da manhã. “Acredito que iniciativas como essa são muito importantes para que os alunos possam aprender, se situar e até para saber como se comportar na tentativa de ingresso no mercado de trabalho”, comentou a docente.

Foto: Jefferson Viana

No período da tarde, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Missão de São Pedro assistiram a palestra da enfermeira Thainá Lopes, com assessoria da também enfermeira Talita Motta, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Com uma linguagem bastante acessível e suporte visual, por meio de slides explicativos, as profissionais da Saúde abordaram temas, como AIDS, sífilis, gonorreia e outras doenças.

Foto: Jefferson Viana

“Falar para jovens sobre conhecimento, prevenção e tratamento das DSTs é sempre importante. A reação dos estudantes e a curiosidade sobre o tema, que faz parte das suas vidas, fazem com que a palestra ocorra de forma dinâmica”, comentou a enfermeira Thainá.

Foto: Jefferson Viana

Estiveram presentes no segundo dia de palestras o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, a coordenadora de Qualificação Profissional Vanusa de Arruda e o biólogo Flávio Gomes, ambos da Sagat; e o coordenador municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Zeca.