Curso de artesanato para confecção de enfeites natalinos tem foco na reciclagem

O primeiro dia do curso de artesanato para confecção de enfeites natalinos reuniu alunas na sede do Horto Escola Artesanal, nesta terça-feira (05). Cerca de 15 mulheres se inscreveram para participar das aulas, que acontecem todas as terças-feiras, nos turnos da manhã, das 9h às 11h, e tarde, das 14h às 16h. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda, como parte de uma política permanente de capacitação profissional e incentivo à geração de renda para a população.

A instrutora e artesã Kátia Carvalho enalteceu a realização de mais uma edição do curso com temática natalina. “A gente sempre pega o gancho das datas comemorativas para fomentar o artesanato. Nesse curso, nós vamos trabalhar muito os utilitários e aprofundar o aprendizado com relação à modelagem, cortes e também como fazer o planejamento de uma peça. A ideia é que as alunas ampliem a visão e aflorem a sua criatividade no artesanato, unindo o prazer a uma possível geração de renda para elas”, destacou.

Foto: Jefferson Viana

O conteúdo programático do curso tem como foco a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, como latas, caixas de leite, jornais e tecidos. “O uso de itens reaproveitáveis e a associação com a parte ambiental são características fortes do Horto Escola e as alunas adoram, porque elas conseguem aproveitar coisas que elas têm em casa para produzir uma diversidade de peças, como latas decorativas, guirlandas, porta-trecos, enfeites e até luminárias”, complementou a instrutora.

Foto: Jefferson Viana

A dona de casa Regina Diorio é uma das alunas inscritas no curso. “Sempre gostei de fazer artesanato, já tinha participado de um curso de Decoupage aqui no Horto Escola e adorei. Sou encantada por decorações de Natal, na minha casa sempre coloco enfeites e isso me estimulou a me inscrever nesse curso. Aqui acaba sendo uma terapia para a gente, fazemos amizades, conversamos, rimos e interagimos bastante. Estou aprendendo muito com os cursos e tem sido ótimo”, disse a moradora do bairro São João.

Foto: Jefferson Viana

Ao final do curso, todas as participantes receberão certificado.