Categorias

Semana do Agricultor é aberta em São Pedro da Aldeia

Foi aberta, nesta segunda-feira (29), a Semana do Agricultor Familiar de São Pedro da Aldeia. A programação teve início com a Oficina de Horta Suspensa, ministrada pelo instrutor Pedro Paulo Almeida, com atividades teóricas e práticas. O evento é uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. Nesta terça-feira (30), será a vez da Oficina de Licor, das 9h às 12h.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com o secretário da pasta, Dimas Tadeu, as atividades promovidas durante a semana são voltadas ao incentivo à pequena produção agrícola e à agricultura familiar de modo geral. “Estamos no primeiro dia da Semana do Agricultor com o curso de horta suspensa, que é a horta urbana, e um público que nos surpreendeu. Tivemos pessoas tentando fazer inscrição de última hora e não conseguiram, então vamos ver a possibilidade de atender esse público em outro momento”, comentou.

Foto: Jefferson Viana

Abrindo a Semana do Agricultor, a Oficina de Horta Suspensa reuniu cerca de 20 pessoas no Horto Escola Municipal. Com o objetivo de ensinar técnicas para a montagem e cultivo orgânico de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, a iniciativa abordou a temática em conjunto com o uso de materiais de baixo custo e reutilizáveis, como garrafas pet, latas, caixotes e vasos.

Foto: Jefferson Viana

Após a apresentação inicial, momento em que cada pessoa falou sobre sua experiência com hortas e os motivos que os levaram ali, o instrutor Pedro Paulo Almeida deu início à parte teórica falando, entre outros assuntos, de questões do solo e o consumo de água. Durante toda a manhã, os participantes puderam esclarecer dúvidas acerca do processo de criação e manutenção de uma horta suspensa. Com o término das atividades práticas, todos receberam certificado com carga horária de 3 horas.

Foto: Jefferson Viana

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. A iniciativa conta, ainda, com oficinas de aroeira e aipim. Um dos destaques da programação em 2019 será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Foto: Jefferson Viana

Confira a programação de oficinas gratuitas:

  • Terça-feira (30/07):

9h às 12h – Oficina de Licor

  • Quarta-feira (31/07):

9h às 12h – Oficina da Aroeira

  • Quinta-feira (01/08):

9h às 12h – Oficina do Aipim

  • Sexta-feira (02/08):

9h às 12h – Início do curso de Meliponicultura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade