Search

São Pedro da Aldeia participa de workshop da Defesa Civil estadual

Com o tema “Defesa Civil Alerta”, curso abordou o novo sistema de alerta de desastres via cell broadcast

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia participou do workshop “Defesa Civil Alerta”, promovido e ministrado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu nesta terça-feira (04/02), no auditório da Prefeitura de Cabo Frio. O coordenador Michel Cavalcanti e os agentes Maurício Lopes de Sousa e Carlos Vinícius Oliveira Rodrigues representaram o município aldeense. 

Na oportunidade, os agentes aldeenses participaram de palestras com os temas “Sistema de Previsão, Monitoramento, Alerta e Alarme do Estado do Rio de Janeiro”, “Comunicação de Riscos e Defesa Civil Alerta” e “Boas práticas em monitoramento, alerta e alarme de líderes comunitários”. Os temas foram ministrados pelo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), Alexander Anthony Barrera. 

Já pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (CEPEDEC), o Ten Cel BM Marco Antonio Basques Sobrinho abordou o tema “Apresentação dos produtos e ferramentas do CEPEDEC, que são disponibilizados para os órgãos municipais de proteção e defesa civil”. O coordenador da Baixada Litorânea (REDEC 9), Ten Cel Eric Schueler também acompanhou o workshop. Ao todo, 11 municípios participaram da iniciativa. 

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Michel Cavalcanti, comentou sobre o evento. “Foi bastante produtivo, o workshop teve adesão total dos 11 municípios, como Macaé e Rio Bonito. O workshop nos auxiliou em demonstrar como será esse novo sistema de alerta da Defesa Civil, que tem previsão de acontecer em meados de fevereiro. Cada estado terá sua responsabilidade e ele será disponibilizado no Brasil inteiro. O sistema funcionará mesmo com o celular no silencioso, pois tocará e aparecerá um alerta na tela e, se for grau severo, o celular fica apitando por 10 segundos. Logo, você não consegue mexer, você não consegue sair da tela por esse tempo e ele sobrepõe todos os aplicativos”, explicou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui