O fim de semana foi movimentado em São Pedro da Aldeia. A Prefeitura aldeense promoveu a primeira edição da Feira Agrocultural e Turística “Mãos da Aldeia”. O evento atraiu centenas de visitantes para o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos durante o sábado (22/07) e o domingo (23/07), com atrações de lazer, musicais e a divulgação de produtos artesanais. A feira foi uma realização das Secretarias Municipais de Turismo, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Cultura, com o apoio da Emater-Rio.
O prefeito Fábio do Pastel esteve no local e falou sobre a importância do evento. “A união das nossas Secretarias é muito importante, principalmente em um evento com grande potencial turístico e econômico. É uma feira que oferece à população a oportunidade de consumir produções feitas pelos moradores da área rural. Fiquei muito feliz com essa parceria e com todo o evento, ainda mais que foi realizado aqui no Museu Regional do Sal”, declarou.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, avaliou positivamente a frequência dos moradores e visitantes à Feira. “O evento ocorreu de acordo com o planejado, houve movimento constante ao longo dos dois dias. Além disso, também percebemos uma visitação intensa ao Museu, fator de extrema relevância para a Secretaria de Turismo. Um dos objetivos do projeto, além de entreter, gerar renda extra aos artesãos e produtores rurais, é divulgar um dos nossos principais produtos turísticos, o Museu Regional do Sal”, comentou.
O secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro, também celebrou a realização da feira. “Além de ser uma junção das três Secretarias, conseguimos o objetivo de expor os artesanatos na parte da agricultura. A população teve a oportunidade de conhecer o que os produtores rurais autênticos da cidade elaboram e, também, consumir a economia local. Dessa forma, os moradores conhecem o quanto de riqueza tem a zona rural de São Pedro da Aldeia”, afirmou.
A Feira Agrocultural e Turística “Mãos da Aldeia” contou com a participação de produtores rurais e artesãos de São Pedro da Aldeia. Para o produtor rural do Assentamento Emiliano Zapata, Cristiano Souza, a Feira foi uma iniciativa importante para os pequenos empresários. “A Feira nos ajudou bastante, é uma forma de buscarmos a mercadoria. Não precisamos bater de porta em porta nos comércios. Conseguimos atender a nossa necessidade e a dos consumidores. A minha mercadoria é orgânica e saudável, pois não utilizo agrotóxicos”, disse.
Já para a artesã Ana Claudia, o evento é uma oportunidade de exibir seu trabalho. “É uma novidade para o município. Fico muito grata por participar e poder mostrar o meu trabalho para os moradores. Além de divulgar os novos artesãos, também ajuda a trazer turistas para conhecer e visitar São Pedro da Aldeia”, falou.
A população marcou presença nos dois dias de evento. As visitantes Marli e Gracina prestigiaram o evento e aprovaram os produtos exibidos na Feira. “Encontrei muito produto bonito para ver e comprar, claro. Estou achando o evento muito lindo e aproveitei para comprar alguns itens”, disse Marli. Para Gracina, a iniciativa é importante para a Região dos Lagos. “Gostei muito da iniciativa e do Museu, achei tudo maravilhoso. Conhecia algumas coisas e acho importante que essa Feira seja realizada, não apenas para São Pedro da Aldeia, mas para toda a região. Fiz várias compras”, comentou.