1ª Feira Tecnológica Pedagógica é sucesso em São Pedro da Aldeia

Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou a 1ª Feira Tecnológica Pedagógica envolvendo alunos da rede municipal e de outras instituições de ensino. O evento, que aconteceu na sede da SEMED, foi promovido pela Coordenação de Ciência e Tecnologia. O objetivo foi destacar e celebrar inovações e descobertas nas áreas de ciência e tecnologia, além de promover o interesse dos jovens pelas áreas.

A feira foi aberta ao público e contou com uma variedade de exposições interativas, apresentações de projetos inovadores e workshops sobre temas relevantes e atuais. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar novas ideias, interagir com outros estudantes e profissionais da área, além de descobrir as tendências emergentes em ciência e tecnologia.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “Foi um evento muito marcante para os nossos alunos. Eles tiveram a possibilidade de interagir com os nossos jogos pedagógicos voltados para as turmas de segundo, quarto e nono ano. Tiveram a possibilidade de ter o contato com drone e também participaram de oficinas de robótica e realização de jogos por meio de empresas parceiras. Houve muito entretenimento, interatividade, contando com tecnologias avançadas. Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros e colaboradores pelo sucesso do nosso projeto”, destacou.

O projeto da Feira de Tecnologia Pedagógica foi idealizado pelo coordenador do Setor de Ciências e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, que, ao observar as tendências de ensino e as demandas do século XXI, percebeu a necessidade de integrar a tecnologia nas práticas pedagógicas. A iniciativa foi realizada em conjunto com a equipe de Coordenação de Políticas Públicas, Núcleo Tecnológico Municipal, Coordenação de Educação Preventiva, Coordenação de TI e CEFOR.

O coordenador de Ciência e Tecnologia, Gustavo Inocencio, destacou a importância do evento. “A Feira Pedagógicas Tecnológica desempenho um papel fundamental na educação dos alunos, proporcionando diversos benefícios como aprendizagem ativa, desenvolvimento de habilidades, inspiração e motivação, integração entre teoria e prática, desenvolvimento de competências digitais, etc. Foi um evento que enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem, preparando os alunos para os desafios do futuro”, finalizou.

Participaram do evento as escolas E. M. Antônio Vaz da Silva, E. M. Luiza Terra de Andrade, E. M. Profª Carolina Nazareth T. Pinheiro, E. M. Rubem Arruda Câmara, E. Mz. Manoel Moares da Silva, E. M. Flonete Alexandrino da Silva, E. M. Profª Maria Celeste de Campos, E. M. Paulo Roberto Marinho, E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, E. M. Profª Miriam Alves de M. Guimarães- Cívico-Militar, E. M. Profª. Dulcinda Jotta Mendes- Cívico-Militar, E. Mz. Paineira, E. M. Elizio Ignácio Rangel, E. Mz. Adalgiza da Silva Lobo, E. Mz. Pequiá, E. M. José Teixeira, E. M. Manoel Martins Teixeira, E. Mz. Jose Guimarães.

A programação contou com a presença dos parceiros Working Plus, Microlins, Código Kids, Instituto Silva Serpa, Criarte Kids, Educação Conectada, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Planety Internet, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Claro S.A, e Núcleo Tecnológico Educacional Municipal (NTEM).