Dezenas de pessoas aproveitaram o final de semana para fazerem atividades físicas ao ar livre, na orla da Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. No Dia Internacional do Yoga, celebrado em 21 de junho, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizou um evento gratuito para comemorar a data. O 1º Aulão de Yoga e Alongamento foi um sucesso e contou com a participação da população, além de um café da manhã com frutas e chá, e hidratação fornecidos pela Prefeitura.

O prefeito Fábio do Pastel marcou presença e falou sobre como as aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura têm incentivado o aumento de pessoas praticando esportes na cidade. “Estou na orla da nossa cidade e fico muito feliz de passar aqui todos os dias e ver a quantidade de pessoas praticando esportes. Tivemos esse aulão de yoga, em que várias pessoas vieram me contar o momento especial que tiveram; me traz uma felicidade muito grande saber que temos mais de 6 mil alunos matriculados em mais de 15 modalidades com aulas gratuitas”, comentou o prefeito.

Já o secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, destacou que a pasta irá realizar ainda mais eventos ao longo do ano. “Recebemos a população para um aulão de yoga e alongamento, que foi magnífico. É uma modalidade que une a nossa parte espiritual, psíquica, junto ao físico, trazendo qualidade de vida, que é a nossa proposta para toda a população. Tivemos uma adesão bem bacana e vamos promover, periodicamente, eventos como esse com as modalidades que integram o Aldeia em Movimento e outras que vamos trazer ainda”, apontou o secretário.

Uma moradora do bairro Bela Vista há mais de vinte anos participou do aulão e aprovou a iniciativa. Maria de Nazaré de Melo Carvalho, de 74 anos, fez questão de levar seu colchonete e um reserva, para aproveitar a aula gratuita de yoga e alongamento. “Isso é muito importante, eu me mantenho sempre ativa, faço Tai Chi Chuan, sou aluna da Academia Popular, corro e caminho. A melhor coisa do mundo é isso aqui, essa vista. Aqui em São Pedro, está uma febre, com as redes na orla e as atividades gratuitas, todo mundo quer sair de casa, interagir e praticar esportes. Eu estou adorando.”, afirmou.

O professor de yoga e da Academia Popular da Secretaria de Esportes e Lazer, Rodrigo Rudranath, apontou a importância de levar atividade física de forma acessível para a população. “Trazer isso aqui para a população é muito bacana, porque o yoga é união. É sobre você estar bem com você mesmo, com as pessoas e tudo o mais ao seu redor. Temos núcleos espalhados por diversos bairros, levando o esporte de forma acessível para todos”, relatou.
Aldeia em Movimento
O projeto Aldeia em Movimento conta, atualmente, com mais de 6 mil alunos matriculados. A iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer promove aulas gratuitas em 16 modalidades, como circuito funcional, ginástica para terceira idade, beach tennis, barco à vela, futebol de campo, musculação, capoeira e muito mais.
As aulas são realizadas em diversos pontos da cidade, com núcleos presentes em 16 bairros, como Baixo Grande, Praia Linda, Rua do Fogo, Botafogo, Alecrim, Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, entre outros.