26ª Cavalgada da Independência reúne mais de mil cavaleiros e amazonas em São Pedro da Aldeia

A realização da 26ª Cavalgada da Independência reuniu mais de 1.500 cavaleiros e amazonas durante mais um feriado nacional ensolarado em São Pedro da Aldeia, na última sexta-feira (07). Promovido pela Prefeitura aldeense em parceria com o Clube de Cavaleiros e Amazonas da cidade, o evento atraiu comitivas de diversas partes do município, da região e de todo o Estado para participar da tradicional procissão alusiva ao Dia da Independência do Brasil. A Cavalgada marcou a abertura oficial da programação festiva de shows e competições a cavalo no Polo Rural, que acontece anualmente em comemoração ao 7 de setembro. Participaram do evento o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a subsecretária da pasta, Vanilda Teixeira, e a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, acompanhada pelo subsecretário da pasta, Jorge Ribeiro, dentre outras autoridades municipais.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu ressaltou a realização de mais uma edição de sucesso da Cavalgada da Independência. “Estamos com comitivas de toda a região, que vieram não só para a Cavalgada, mas também para participar da nossa programação de competições no Polo Rural. Preparamos atrações e provas com diferentes níveis de dificuldade para envolver todos os públicos, além de shows de música sertaneja. Nos empenhamos para organizar uma festa completa durante todo o dia, especialmente para os amantes e apreciadores de cavalos e para todos que querem aproveitar o feriado com muita diversão e momentos de lazer com a família”, disse.

A concentração, às margens da Rodovia RJ-140, no bairro Campo Redondo, foi marcada por um momento cívico, com a execução dos hinos municipal e nacional. Após a solenidade, foi realizada uma homenagem póstuma ao tradicional locutor Rodrigo Paraná, falecido em março deste ano. Dando sequência ao evento, o locutor Casimiro José convocou os participantes montados a cavalo para o cortejo festivo em direção ao Polo Rural, situado na zona rural aldeense, no bairro Cruz. Visando garantir a organização e a segurança dos participantes e das equipes municipais envolvidas, o percurso contou com trio elétrico e escolta da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Ao longo de toda a programação, uma ambulância para o atendimento de emergência móvel pré-hospitalar também esteve à disposição, composta por equipe de médico, socorrista, enfermeiro e técnicos em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

Presidente do Clube dos Cavaleiros e Amazonas de São Pedro da Aldeia, Gustavo Santos enalteceu a programação festiva para o feriado na cidade. “Essa é uma festa tradicional que já é muito aguardada por todos nós, cavaleiros e amazonas. São Pedro da Aldeia nasceu dessa forma, é uma cidade do interior que hoje já é reconhecida pelo o seu grande desenvolvimento, mas a tradição não foi perdida. Em 2015, nós criamos o primeiro clube de cavaleiros do município e percorremos cidades de dentro e fora do Estado, participando de competições. Em São Pedro da Aldeia, o nível das provas é muito alto, só na pista do Laço Comprido teremos cerca de 100 competidores montados a cavalo. É uma cidade que mantém a sua tradição e sempre faz um grande trabalho para lembrar o 7 de setembro”, destacou o cavaleiro, que compareceu acompanhado de seu animal, a égua quarto de milha, Black Lena Moon.

Em clima de muita festa e alegria, o trajeto percorreu trechos das rodovias estaduais RJ-140 e RJ-106, na altura de bairros como Campo Redondo, Morro do Milagre, Fluminense e Rua do Fogo, incluindo parte da extensão mais movimentada na entrada da cidade, às margens da lagoa de Araruama. Sob um céu claro e em meio à muita música, por onde passava a caravana de cavaleiros chamava a atenção e contagiava motoristas, moradores e comerciantes, que faziam questão de saudar os participantes. Na chegada ao Polo Rural, os cavaleiros e amazonas foram recebidos com fogos, marcando o início dos festejos. Participaram da 26ª edição da Cavalgada clubes do Retiro, Balneário, Iguaba Grande, Araruama, São Vicente, Rio Bonito, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Rio das Ostras, entre outros.

Representando o público feminino, a amazona Grazieli Costa é participante assídua da Cavalgada da Independência de São Pedro da Aldeia. “Sou nascida e criada no bairro da Cruz, ando a cavalo desde que me entendo por gente, junto com meu pai, meus familiares, e participo da Cavalgada há muitos anos. No interior do Estado, esse é um dos poucos eventos que envolvem as famílias da zona rural e a mulherada está cada vez mais próxima desse meio. Tem muitas mulheres que competem em provas do Laço, provas de Tambor, e o número de participantes só cresce. É muito importante se manter eventos como esse e São Pedro da Aldeia, em toda a Região dos Lagos, sempre se destacou por cultivar essa forte tradição, atraindo pessoas de outras cidades e do interior que vêm prestigiar o município”, afirmou a amazona, acompanhada por sua égua Andorinha, da raça Mangalarga Marchador.

De Cabo Frio, o presidente do grupo de cavaleiros amigos da Região dos Lagos, Valmir Coutinho, também compareceu com sua comitiva, composta por 12 integrantes de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Búzios e Areal. “Há 12 anos nós saímos juntos e a cada ano nós definimos um roteiro de viagem. Já estivemos em Minas Gerais, Espírito Santo, Guarapari e Tiradentes participando de cavalgadas e não podíamos deixar de comparecer a esse evento tão tradicional, que acontece há mais de 20 anos na cidade. É uma forma de agregar a população e principalmente os amantes de cavalo. A cada ano que passa a Prefeitura dá um incentivo maior, junto ao secretário Dimas que nos dá todo o suporte e nunca deixou de realizar”, salientou o presidente, acompanhado de seu cavalo Mangalarga Marchador, Talento.